Internet lidera preferência do brasileiro para se informar sobre eleição
Índice deixa distante meios de comunicação mais tradicionais, como rádio e jornais impressos
A internet lidera a preferência do eleitor para se informar sobre o pleito eleitoral de 2018. O resultado está em levantamento do instituto Paraná Pesquisa, divulgado nesta quarta-feira (1º), apontando que, com 42,5% das citações, os meios de comunicação virtuais deixam distantes aquelas mais tradicionais, como rádio e os jornais impressos.
Segundo a pesquisa, 36,7% dos eleitores que se submeteram à consulta afirmam que vão se inteirar das notícias eleitorais pela televisão. Os impressos e rádio somam 6,3% e 5,6%, respectivamente.
O percentual de 42,5% contempla também as redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp.
Aos eleitores, foi feita uma pesquisa estimulada, ou seja, colocada opções sobre quais meios se pretende utilizar para se informar sobre as eleições. Quem respondeu "nenhum desses" ou "não sabe" corresponde a 5,1% e 3,7%.
Entre os que escolheram os meios de comunicação na internet, 48,9% são pessoas de 16 a 24 anos e 49,6% têm entre 25 e 34 anos, 43,8% representam a faixa de 35 a 44 anos. Quem tem entre 45 a 59 também optou pela internet, com 38,7% da preferência e, por fim, 60 anos ou mais são 32,4%.
Registrada sob o código BR-00884/2018 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a pesquisa ouviu 2.240 eleitores de 170 cidades distribuídas nos 26 estados e Distrito Federal, entre 25 a 30 de julho deste ano.
O levantamento afirma que o grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de aproximadamente 2%.