Itaipu decide hoje se vai bancar pontes entre Brasil e Paraguai, diz Marun
Negociação está sendo finalizada em reunião da empresa na tarde desta sexta-feira
O ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, anunciou que Itaipú decide hoje se vai arcar com a construção de duas novas pontes entre Brasil e Paraguai. Nesta sexta-feira (dia 23), Marun visitou o Hospital do Câncer, em Campo Grande.
Segundo o ministro, a notícia é que a possibilidade já foi aprovada pela diretoria e resta a decisão do conselho, que está sendo discutida neste momento em uma reunião. “Dentro de uma, duas horas, teremos uma posição sobre isso”.
Uma das estruturas é em Foz do Iguaçu (PR), que está mais adiantada, já com a licitação em andamento, faltando apenas o recurso. Estima-se que cada uma das pontes vai custar U$ 70 milhões a serem executados em três anos. Em Mato Grosso do Sul, a ponte projetada ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta no país vizinho.
Marun afirma que a construção das pontes é uma “prioridade para o presidente Temer”. “Faz 150 anos que a guerra entre Paraguai e Brasil acabou e nós só temos uma ponte até hoje. Em MS, uma ponte abre o estabelecimento de uma rota bioceânica”.
O assunto foi discutido entre o presidente Michel Temer e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez em outubro de 2018. Segundo informações da Agência Brasil, em setembro, o ministro das Relações Exteriores paraguaio, Luis Alberto Castiglioni, disse esperar que as duas pontes saiam do papel nos próximos cinco anos.