Morre Fidel Castro aos 90 anos, líder da Revolução Cubana
O líder da Revolução cubana Fidel Castro, morreu na noite de ontem, aos 90 anos. Seu irmão, o presidente Raúl Castro, comunicou o falecimento nesta manhã, em mensagem transmitida pela televisão. A morte aconteceu em Havana, Cuba.
“Com profunda dor, compareço aqui para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro de 2016, às 10h29 da noite (1h29 de sábado, no horário de Brasília) faleceu o comandante em chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”, declarou o mandatário, comovido, segundo informações do El País.
Fidel é uma das principais figuras do século XX, morre 60 anos depois de desembarcar em Cyba no navio Granma com um grupo de rebeldes provenientes do México, para fazer a guerrilha que viria a derrotar Fulgencio Batusta em 1959.
Castro abandonou o poder há dez anos, em 2006, por problemas de saúde, após 47 anos à frente do regime socialista que construiu em torno de sua liderança. Raúl Castro, cinco anos mais novo, assumiu o comando.
Segundo o El País, a morte de Fidel vai significar uma “enorme sacudida emocional em Cuba, tanto para seus partidários como para seus detratores, pelo peso esmagador que sua figura exerceu sobre a vida cubana durante gerações e gerações”.
“Politicamente, é o símbolo do fim de uma era, embora não caiba esperar mudanças substanciais imediatas no sistema cubano. Resta agora, como o último entre os líderes históricos da Revolução, seu irmão Raúl Castro”.