Movimentos prometem ocupar Câmara Municipal da Capital por tempo indeterminado
Os grupos que organizam movimentos populares nas ruas de Campo Grande pretendem “ocupar” por tempo indeterminado a Câmara Municipal da Capital na próxima quinta-feira às 8h30. O Movimento Voluntário, Movimento Popular CG, Vem Pra Rua CG e Anonymous Mato Grosso do Sul estão propaganda por meio da rede social Facebook o convite à população.
A justificativa para o protesto seria a inadimplência da Casa de Leis em relação aos aluguéis, a composição da Mesa Diretora que conta com vereadores cassados que permanecem nos cargos por força de liminar, sendo eles o presidente Mário César (PMDB), o 3° vice-presidente Alceu Bueno (PSL) e o 1° secretário Delei Pinheiro (PSD), além do alto salário pago aos parlamentares.
Outro ponto da reivindicação é o não atendimento ao requerimento feito pelos movimentos e protocolado na Câmara Municipal no dia 07 de agosto. O documento pede cópias das notas fiscais, comprovantes e recibos das despesas que comprovem a verba indenizatória de janeiro a julho de 2013 de todos os vereadores.
Relação de todos os funcionários lotados nos 28 gabinetes e presidência, relação de todos os requerimentos feitos pelo Legislativo ao Executivo, lista de todos os projetos elaborados e de todas as audiências públicas já convocadas este ano. O prazo para resposta era de 20 dias, ou seja, 27 de agosto.
Convite - No Facebook o evento “Ocupa Câmara – Exigimos Cumprimento Lei da Transparência” disparou 12.615 convites virtuais. Até o momento 97 internautas confirmaram presença e 69 clicaram na opção “talvez”. Na descrição da página os organizadores explicam a situação.
“Protocolamos um Requerimento dia 09/08/13 junto a Câmara Municipal de CG, 20 dias se passaram e não deram satisfação e nem se mostraram interessados em nos atender. Essa Manifestação consiste em exigir que seja cumprida a lei da transparência e o requerimento na integra agora. Vamos Ocupar a Câmara por Tempo Indeterminado se for preciso, estamos sendo desrespeitados por esses Gestores dessa Legislatura, vamos pra cima”.
Interior - Em Dourados cerca de 70 estudantes acamparam dentro da Câmara Municipal da cidade por 43 dias. O presidente da Casa, vereador Idanor Machado, chegou a cogitar acionar a Justiça para retirar os manifestantes do local, mas não o fez. Os universitários chegaram a tirar fotos seminus e ganharam noticiários de todo o Brasil com a atitude. A movimentação foi para redução da tarifa do transporte público.