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Política

MS vai pavimentar mil quilômetros e recuperar mais 3,3 mil km rodovias

Carlos Martins | 12/04/2013 11:46
Giroto: Estradas sobre responsabilidade de MS ficarão 90% na condição de ótimas e boas" (Foto: Vanderlei Aparecida)
Giroto: Estradas sobre responsabilidade de MS ficarão 90% na condição de ótimas e boas" (Foto: Vanderlei Aparecida)

Em 90 dias, as obras previstas na segunda etapa do programa MS Forte estarão em andamento. Recursos estimados em R$ 1,214 bilhão financiados pelo BNDES (Banco Nacinal de Desenvolvimento Econômico e Social) serão aplicados sob o comando do novo secretário de Obras Públicas, Edson Giroto, que se licenciou do cargo de deputado federal em Brasília para assumir o posto. Entre as obras de infraestrutura previstas estão o asfaltamento de mais 1.000 quilômetros de rodovias, além da recuperação de 3.300 quilômetros de asfalto antigo.

“Teremos que implementar com rapidez estas obras porque é uma determinação do governador André Puccinelli e da vice-governadora Simone Tebet. A experiência me traz para que eu possa garantir que em 90 dias as obras estejam iniciadas, mostrando, assim, que o governo está no rumo certo”, disse Giroto, que assumiu nesta sexta-feira (12) o cargo de titular da Seop em solenidade na governadoria.

A governadora em exercício, Simone Tebet (PMDB), também deu posse ao novo presidente da Agepan (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), Youssif Domingos.

Giroto lembrou que quando a atual administração assumiu o governo do Estado, mais de 80% das estradas tinham a avaliação de péssima e ruim. Agora, com o asfaltamento de mais 1.000 km, o estado terá completado a pavimentação de 2 mil km totalizando 5.300 km de asfalto. “Queremos deixar as estradas sob responsabilidade de Mato Grosso do Sul com 90% de condição ótima e boa”, afirmou o secretário.

Também faz parte do programa a duplicação das BRs 163, 262 e 267, além da implantação da ferrovia que irá ligar Mato Grosso aos portos do Sul. “Contamos com o apoio da presidente Dilma [Rousseff] que tem tido uma participação forte no desenvolvimento do País, inclusive com um pensamento muito forte no Centro-Oeste. Além da duplicação das rodovias, a ferrovia vai fazer com que nosso Estado seja mais competitivo”, analisou o secretário.

Novas fronteiras - Giroto explicou que o planejamento feito pelo Estado visa buscar novas fronteiras de desenvolvimento. “Na região Norte não tinha nada na região entre Alcinópolis, Figueirão, Costa Rica. Eram dois milhões de hectares abandonados. Hoje você vê um franco desenvolvimento em função da infraestrutura colocada. E agora vai abrir em regiões como Juti e Iguatemi no Sul do Estado e no Centro-Leste, por exemplo, com a MS-040”.

Giroto disse, ainda, que os recursos do BNDES no valor de R$ 1,214 bilhão já estão liberados e falta apenas agilizar o processo de contratação das empresas para que sejam dadas as ordens de serviço para o inicio das obras. “Com a contrapartida do Estado, os investimentos vão chegar a R$ 2 bilhões, já que também incluem ações na educação, saúde e segurança”, anunciou.

Ao falar sobre o desenvolvimento do Estado, Giroto ressaltou que o Estado tem crescido muito nos últimos anos e ainda enfrenta dificuldades na área de logística, daí a importância da conclusão destas obras. “Concluímos aquilo que foi planejado no inicio do governo André Puccinelli e estamos fechando esse pacote de obras no governo com Andre e Simone. Eu penso que Mato Grosso do sul evoluiu muito. É só ver as ações nos últimos sete anos. É um governo que teve de novo sua capacidade restabelecida de investimento, um governo que aplica hoje mais do que todos os governos estaduais em educação, e um governo que paga seu salário em dia tenta buscar seu crescimento do Estado através das ações políticas administrativas para que possa crescer e se desenvolver”, finalizou.

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