Na Capital, 77% ainda não sabem em quem votar
Pesquisa revela que quase 8 a cada 10 eleitores estão indecisos em disputa pela prefeitura
Divulgada nesta quinta-feira (25), pesquisa do Instituto Paraná revela que 77,8% dos eleitores não sabem ou preferem não responder em quem vão votar para prefeito nas eleições de outubro deste ano. Restando pouco mais de cinco meses para a votação, quase 8, a cada grupo de 10 pessoas, ainda não fizeram suas escolhas.
Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistador não menciona nem um nome de candidato, a primeira a aparecer na mente da população, depois da legião de indecisos, é a prefeita Adriane Lopes (PP) com 4,0% das intenções de voto. O ex-governador André Puccinelli (MDB) fica em segundo com 3,9% e o deputado federal Humberto Pereira, o “Beto Pereira” (PSDB), em terceiro com 3,3%.
Em quarto lugar, aparece a titular da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto (União Brasil), com 1,9%; em quinto, o ex-deputado estadual Rafael Tavares (PL) com 0,9%; e, em sexto, a deputada federal Camila Jara (PT), com 0,6%.
Os últimos são o deputado estadual Lucas de Lima, o “Lucas De Lima Do Amor Sem Fim” (PDT) com 0,6%, e o ex-deputado estadual Renan Contar, o “Capitão Contar”, com 0,4% (PRTB).
Dos 800 entrevistados, 6,0% responderam que não votariam em ninguém, em branco ou nulo; enquanto 0,8% citaram outros nomes não divulgados pelo instituto.
Pesquisas estimuladas - Em quatro das cinco pesquisas estimuladas, aquelas em que os entrevistados recebem uma lista com os nomes de determinados pré-candidatos, o cenário muda e o ex-governador André Puccinelli (MDB) aparece como primeiro nas intenções de voto. Rose Modesto (União Brasil) é a segunda colocada em três das pesquisas e a primeira em uma delas. Adriane fica em terceiro ou quarto, dependendo dos nomes colocados.
Em um dos cenários da pesquisa estimulada, Puccinelli tem 26,4% das intenções de voto; Rose Modesto tem 19,5%; Adriane Lopes tem 14,4%; o deputado federal Humberto Pereira, o “Beto Pereira” (PSDB), tem 11,5%; Camila Jara tem 6,5%; Rafael Tavares tem 5,0% e o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, tem 1,3%.
Neste cenário, Puccinelli obteve maiores percentuais entre os eleitores de 45 a 59 anos (32,0%), com Ensino Fundamental (33,8%). Ele tem mais votos entre as mulheres (28,1%) do que entre os homens (24,3%). Rose obteve mais votos entre as mulheres (24,0%), sendo 14,2% de homens. Adriane teve 15,6% de homens e 13,4% de mulheres. Beto Pereira tem 15,3% do eleitorado masculino e 8,3% do feminino.
Outros cenários - Em outra pesquisa estimulada, em que aparecem menos nomes, surge como segundo colocado “Capitão Contar”, com 20,4% das intenções de voto, logo atrás de Puccinelli, com 22,8%.
Rose fica em terceiro, com 15,9%, Adriane em quarto, com 12,3% e, em seguida, “Beto Pereira” com 9,8%; Camila com 5,9% e Jaime Verruck com 1,0%.
Em um dos cenários, aparece também o deputado federal Marcos Pollon, em sexto lugar, com 5,1%, na pesquisa liderada por Puccinelli, Rose e Adriane.
Rejeição - No aspecto negativo, que mostra em quem o eleitorado não votaria de jeito nenhum, Puccinelli é o primeiro com 28,4%, Adriane a segunda com 24,6%, e Contar o terceiro com 22,6%.
Em seguida, estão Camila com 17,3%, Rose com 15,5%, "Beto" com 11,8%. Os que têm menos rejeição são Pollon (8,1%), Tavares (8,1%) e Verruck (6,3%).
De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o n.º MS05358/2024 para o cargo de prefeito.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.