ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  20    CAMPO GRANDE 23º

Política

No Peru, senador Nelsinho Trad preside reunião do Parlamento Amazônico

Colegiado ainda busca institucionalização no âmbito da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica)

Por Fernanda Palheta | 06/06/2024 17:48
Senador Nelsinho Trad (PSD) presidindo reunião de retomada do Parlamaz (Parlamento Amazônico) (Foto: Divulgação)
Senador Nelsinho Trad (PSD) presidindo reunião de retomada do Parlamaz (Parlamento Amazônico) (Foto: Divulgação)

O senador sul-mato-grossense, Nelsinho Trad (PSD), presidiu nesta quarta-feira (5), a 8ª sessão ordinária do Parlamaz (Parlamento Amazônico), em Tarapoto, no Peru. Na retomada das atividades, as delegações dos países membros e representantes de organizações ligadas à preservação e desenvolvimento da Amazônia discutiram políticas voltadas para a preservação da floresta, bioeconomia e sustentabilidade.

Durante o evento foi apresentado a importância da implementação de políticas públicas de preservação do território amazônico. O professor Carlos Eduardo Young, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, enfatizou sobre os impactos do desmatamento da Amazônia em outros biomas, como o Pantanal.

“Se não tiver a chuva na Amazônia vindo para o Pantanal, o Pantanal vai secar. E o Pantanal secando, acontece a sucessão de incêndios e savanização de uma das áreas mais lindas do planeta", alertou Young, destacando a necessidade de ações integradas de preservaçã

Para o senador Nelsinho Trad, os encontros internacionais vão favorecer a proteção ambiental em Mato Grosso do Sul. “Estou confiante de que, se seguirmos apostando em um parlamento inovador, que se reúne regularmente para discutir temas relevantes e compartilhar experiências”, concluiu o senador.

O colegiado ainda busca institucionalização no âmbito da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica).

“A escolha do Peru para sediar a assembleia teve significado especial, foi no Congresso Peruano que o Parlamaz nasceu em 1989”, explicou Nelsinho. O Parlamento foi reativado oficialmente em 2020. “Em 2021, fizemos encontros virtuais. Há dois anos, conseguimos implantar a organização e, hoje, o Parlamaz é uma realidade com ação presencial no Peru e estamos, neste momento, buscando a sua institucionalização”, completou.

Os membros do Parlamaz acompanharam de perto soluções sustentáveis adotadas na região de San Martín como o projeto Allima Cacao, em Chazuta que promove a produção sustentável de cacau, que usa tecnologias sustentáveis, como energia solar e sistemas agroflorestais. "Saímos daqui com novas ideias e projetos que poderão transformar a realidade das comunidades que dependem da floresta", afirmou Nelsinho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias