Associação japonesa reúne 4 mil pessoas em evento para "preservar tradição"
Com entrada gratuita, 37º Undokai tem jogos e barracas de alimentação que servem de espetinho a sushi
A AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira), em Campo Grande, realiza neste domingo (5) o 37º Undokai, festa tradicional com 22 jogos e barracas de alimentação. Com entrada gratuita, são esperadas 4 mil pessoas até as 17h, no espaço que fica na Avenida Ministro João Arinos, no Bairro Jardim Veraneio.
O evento para reunir as famílias e preservar as tradições tem sushi, espetinho, entre outros atrativos, e neste ano a novidade é a comida coreana, segundo o coordenador do Undokai, Nilson Aguena. Ele contou que a reunião esportiva não tem intuito de estimular as pessoas a ganharem, mas sim confraternizar.
“Os primeiros imigrantes não tinham o que fazer, então criaram esse evento para ter essa interação entre as famílias e a comunidade”, comentou Nilson.
Os jogos foram abertos com a competição chamada “Copa do Mundo”, que costuma ter a participação de autoridades todos os anos. Representando o governador Eduardo Riedel (PSDB), participou da disputa o diretor-presidente da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Púbicos), Carlos Alberto de Assis.
Também marcaram presença o senador Nelsinho Trad (PSD), o deputado federal e pré-candidato a prefeito Humberto Pereira, o “Beto” (PSDB); o ex-governador André Puccinelli (MDB), Carlos Alberto representando o governador Eduardo Riedel (PSDB).
Todos enfatizaram a importância das contribuições da colônia japonesa para a cultura e desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
A presidente da associação Maria Leny Albania de Silos, de 70 anos, lembrou que “undo” significa esporte e “kai” significa associação. “É uma festa com entrelaçamento por meio de esportes e brincadeiras. Não tem limite de idade, desde crianças a idosos podem participar das competições”, disse.
Com 82 anos, Margarida Ajiki, levou mais duas gerações da família. Ela participou de uma prova chamada “Caça Tesouros”.
“É um evento muito bom e divertido, em que encontramos parentes e amigos. É uma tradição para a comunidade. Viemos, eu, meus filhos e netos”, contou.
As irmãs Alessandra e Nathalie Okama, de 20 anos, encontraram a amiga Melissa Kitaguti, de 21 anos, no evento durante a manhã. O encontro é tradição de todos os anos e, desta vez, elas estão colaborando na organização. “É um evento importante porque enriquece nossa cultura e preservar nossas tradições”, resume Alessandra.
Confira a galeria de imagens: