ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 22º

Política

Paranhos retoma clima eleitoral com eleição suplementar para prefeito

Interino disputa pleito com candidatos do PSDB e do PT; eleito assume em outubro

Adriel Mattos | 08/09/2021 15:51
Adélio Cilírio, Alfredo Soares e Donizete Viaro disputam a prefeitura da cidade. (Montagem: Reprodução/Facebook)
Adélio Cilírio, Alfredo Soares e Donizete Viaro disputam a prefeitura da cidade. (Montagem: Reprodução/Facebook)

Menos de um ano após as eleições municipais, Paranhos voltará às urnas para eleger um novo prefeito. A campanha começou nesta semana e tem três candidatos na disputa.

Prefeito interino, Donizete Viaro (MDB) tem como vice seu suplente na Câmara Municipal Giuliano Dellarissa. Alfredo Soares (PSDB) encabeça a coligação “Paz, União e Trabalho” (PSDB, PSB, PP e Podemos) e tem companheiro de chapa o também tucano Denilson Rafaine. O terceiro postulante é Adélio Cilírio (PT), que tem como vice Daniela Liranço. Os petistas formaram a aliança “Sonhar, Realizar e Desfrutar”, com o PSOL.

A eleição será realizada no dia 3 de outubro, com a posse marcada para o dia 23. O novo prefeito completará o mandato atual, que termina em 31 de dezembro de 2024.

Disputa quente - Antes da campanha começar oficialmente, o clima já esquentou na cidade. Heliomar Klabunde (MDB) - eleito em novembro de 2020 e impedido de tomar posse - decidiu apoiar Luiz Carlos Lopes, o Kim, do PTB, que fazia parte de sua aliança partidária.

O prefeito interino insiste em ser o candidato do MDB, mas lideranças locais são contra o nome do vereador, já que ele se aliou ao PSDB durante sua administração. O racha fez com que o diretório estadual intervisse na executiva municipal.

Por fim, os caciques estaduais acabaram decidindo lançar Viaro como candidato, que vai às urnas em chapa pura. Klabunde disputou com o apoio do PTB, PSB e PT.

Histórico - Em novembro de 2020, Klabunde conquistou um terceiro mandato nas urnas, mas foi impedido de tomar posse em janeiro deste ano. Ele teve a candidatura indeferida por ter tido contas de sua última gestão reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), relacionadas à execução de um convênio com o governo federal.

O vereador Donizete Viaro foi eleito presidente da Câmara Municipal e assumiu a chefia do Executivo interinamente. Klabunde tentou vários recursos antes da decisão final do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas não obteve sucesso.

Com o último recurso negado pela corte superior em junho, o TSE definiu em julho, que a nova eleição para prefeito será realizada em 3 de outubro. A diplomação e posse dos eleitos deve acontecer no dia 22 do mesmo mês.

Nos siga no Google Notícias