Primeira hora de votação tem 31 urnas com problemas, 13 em Campo Grande
Nove urnas precisaram ser substituídas, três dos casos foram registrados na Capital e em outras três cidades
Na primeira hora de votação em Mato Grosso do Sul, 31 urnas apresentaram problemas e precisaram ser substituídas, ou passaram por manutenção no Estado. Até às 9 horas, 13 dos casos registrados aconteceram em Campo Grande - maior colégio eleitoral do Estado.
De acordo com o primeiro boletim divulgado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), 31 urnas apresentaram problemas no início desta eleição. Delas, 22 precisaram de ajuste por erro de data e horário ou trocas de tomadas.
Em Campo Grande, 10 equipamentos precisaram de manutenção. Todos os problemas foram resolvidos com o apoio do técnico de urna.
Nos outros nove casos, os equipamentos precisaram ser substituídos por apresentarem problemas no visor e leitura biométrica do terminal do eleitor e erros de hardware. Foram registrados três trocas na Capital, quatro em Dourados, uma em Corumbá e uma em Bonito.
Ainda conforme o TRE-MS, em Campo Grande as urnas foram trocadas na Escola Municipal Professor Oneida Ramos, na Escola Municipal Professor Nelson de Souza Pinheiro e no Colégio Maria Lago Barcelos.
No primeiro turno, dos 6.853 equipamentos utilizados em Mato Grosso do Sul, 84 urnas acabaram substituídas, o que corresponde a 1,23% do total.
Alerta - O eleitor que digitar o número e não ver a foto do candidato escolhido deve apertar a tecla corrige, de cor laranja, e repetir a operação, lembrando que, em certos casos, é preciso aguardar por alguns segundos até o aparecimento da foto.
Se a situação persistir, o eleitor deve acionar o mesário, que vai verificar o funcionamento da urna. O principal alerta é de que o eleitor, diante de uma eventual falha não aperte a tecla verde, confirmando o voto.