ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 28º

Política

Projeto da Lei do Pantanal chegará aos deputados até dia 24, garante Riedel

Assembleia Legislativa terá três semanas para discutir o tema e votar a proposta do governo

Por Caroline Maldonado e Idaicy Solano | 10/11/2023 11:32
Governador Eduardo Riedel (PSDB) concede entrevista, durante lançamento do “Dia D” da terceira etapa da Operação Integrada SULMaSSP. (Foto: Paulo Francis)
Governador Eduardo Riedel (PSDB) concede entrevista, durante lançamento do “Dia D” da terceira etapa da Operação Integrada SULMaSSP. (Foto: Paulo Francis)

A “Lei do Pantanal” deve ser sancionada ainda neste ano, pois o projeto chegará às mãos dos deputados estaduais antes do recesso parlamentar, na previsão do governador Eduardo Riedel (PSDB). Ele garantiu que enviará o texto à Assembleia Legislativa até o dia 24 de novembro e acredita que haverá tempo para amplo debate do tema, apesar de restar três semanas aos deputados. Os parlamentares têm que votar o texto com ou sem mudanças e, então, devolverão para a sanção do governador. A última sessão na Casa de Leis ocorrerá no dia 14 de dezembro.

Riedel explicou que as discussões para a elaboração do projeto estão ocorrendo, semanalmente, junto aos integrantes do Ministério do Meio Ambiente, diversos produtores rurais e ambientalistas para chegar a um texto “equilibrado e legítimo”. O governador lembrou ainda que a discussão é global e traz modernidade, como a precificação do carbono e preservação da biodiversidade.

“A Assembleia Legislativa só entra de recesso no final de dezembro, então tem tempo hábil para discussão e para que todas as partes se manifestem no processo e a gente chegue ao nosso objetivo central, que é preservar o bioma Pantanal, manter os produtores e dar valor econômico ao meio ambiente”, comentou Riedel em entrevista, na manhã desta sexta-feira (10), no pátio do buffet Yotedy, durante cerimônia de lançamento do “Dia D” da terceira etapa da Operação Integrada SULMaSSP, que mantém policiais de cinco Estados nas fronteiras e divisas de Mato Grosso do Sul.

Elaboração do projeto da Lei do Pantanal foi anunciada pelo governo e estava em fase de debate (Foto/Divulgação)
Elaboração do projeto da Lei do Pantanal foi anunciada pelo governo e estava em fase de debate (Foto/Divulgação)

Elaboração - O Governo do Estado começou a formular a nova lei ambiental para o Pantanal após a suspensão das autorizações para o corte de vegetação nativa na região, determinada por decreto no dia 15 de agosto deste ano. No dia 28 de setembro, o assunto também foi discutido em encontro entre a ministra do MMA (Ministério do Meio Ambiente), Marina Silva, e o governador, em Brasília.

Nesta semana, o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, adiantou que nas reuniões já foi discutida a base para a legislação, com aproveitamento de conhecimentos da Embrapa Pantanal e do Estado de Mato Grosso, cuja legislação é vista como um modelo.

Produtores rurais foram ouvidos com o auxílio do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Também foram consultadas ONGs (Organizações Não Governamentais), como a SOS Pantanal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias