ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Política

Projeto que cria quadro de bombeiros temporários é aprovado

Com 20 votos favoráveis e uma abstenção, texto segue para sanção

Por Fernanda Palheta | 21/08/2024 13:03
Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul durante a sessão ordinária desta quarta-feira (21) (Foto: Reprodução)
Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul durante a sessão ordinária desta quarta-feira (21) (Foto: Reprodução)

Com 20 votos favoráveis e uma abstenção, os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (21), em segunda discussão, o Projeto de Lei Complementar 4/2024, que altera a Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. A proposta segue para a sanção do governador Eduardo Riedel (PSDB).

O texto garante a competência do comandante-geral para estabelecer as normas para o ingresso de oficiais e praças temporários da corporação e faz parte de um pacote do Governo do Estado para reforçar o efetivo no Estado.

Os quadros temporários estão previstos Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, sancionada em dezembro do ano passado.

De acordo com o projeto, serão criados Quadro de Oficiais Especialistas Temporários, Quadro de Oficiais de Saúde Temporários e Quadro de Praças Temporários. O Governo anunciou que reforçaria o efetivo com mais 200 bombeiros para o ano que vem - efetivo do Corpo de Bombeiros Militar é de 1.570 integrantes.

O texto do projeto prevê contratação simples para duas situações: longo prazo, por um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano e a contratação sazonal específica, com previsão de seis meses. As contratações poderiam atender demandas novas que surgirem ou mesmo as pontuais, como é o caso das queimadas.

Entre os argumentos para defender a lei, o Executivo pontuou que contaria com um grupo adicional sem precisar sobrecarregar o Sistema de Proteção Social dos militares estaduais, já que, na condição de temporários, ficarão submetidos ao regime geral da previdência.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias