Reinaldo cobra empenho de diretores para elevar Ideb das escolas
Diretores da rede estadual de ensino foram cobrados pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a aumentar indicadores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Estado. Eles participam hoje, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, de evento de planejamento das atividades de 2015.
Para o governador, os gestores escolares tem “cuidado mais da administração do que do pedagógico”. Tal fator estaria contribuindo negativamente no desempenho dos alunos em avaliações educacionais, por isso necessidade de ampliar o indicador para nota 5 no Ideb. “Essa é nota razoável”.
Na última avaliação, em 2013, a rede estadual apresentou notas de 5,1 (4º e 5º ano), 3,7 (8º e 9º ano) e 3,4 (3º ano do Ensino Médio). Em contrapartida, as projeções para este ano são respectivamente 4,6, 4,2 e 3,8 para cada um dos grupos avaliados.
Instituído em 2007, o Ideb indica a qualidade educacional ao combinar informações de desempenho em exames padronizados do Prova Brasil/Saeb obtidos pelos estudantes ao final das etapas de ensino, além dados sobre rendimento escolar mediante aprovação dos alunos.