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Política

Riedel destaca parceria com ministros para incluir BRs em concessão

Projeto de R$ 5,8 bilhões prevê melhorias em 870 km de rodovias e deve ir a leilão no fim do ano

Por Jhefferson Gamarra e Gabriela Couto | 12/09/2024 12:57
Trecho da BR-262 que será entregue a iniciativa privada (Foto: Divulgação/Governo de MS)
Trecho da BR-262 que será entregue a iniciativa privada (Foto: Divulgação/Governo de MS)

A União transferiu ao Estado de Mato Grosso do Sul a gestão e exploração de trechos das rodovias BR-262 e BR-267, permitindo que o governo estadual avance com o projeto de concessão dessas vias à iniciativa privada. O objetivo é facilitar o escoamento da produção por meio da Rota da Celulose, que conecta Campo Grande à região Sudeste do país. O convênio foi oficializado com a publicação do extrato nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União.

Assim que saiu a publicação dando aval para seguir com o certame, o governador Eduardo Riedel (PSDB) fez questão de ligar para os ministros que integram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para agradecer a parceria que deu viabilidade ao projeto.

“Recebemos hoje a publicação, falei às 7h da manhã com o ministro Renan Filho [Transportes], ministro Rui Costa [Casa Civil], agradecendo a compreensão do Governo Federal. A ministra Simone Tebet [Planejamento] também nos ajudou muito para que a gente pudesse agora ter a legalidade para levar a leilão esse projeto. É um projeto que está estimado em 5,8 bilhões de capex, são 870 quilômetros de rodovia, que deve ir a leilão no final do ano”, exaltou o governador.

Ministra Simone Tebet, governador Riedel e ministro Rui Costa durante evento na Capital em 2023 (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Ministra Simone Tebet, governador Riedel e ministro Rui Costa durante evento na Capital em 2023 (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Ainda de acordo com Riedel, algumas empresas fizeram consultas e se interessaram em participar do certame. “Existem várias empresas fazendo consultas, todas as grandes do setor, o mercado financeiro, aquelas que nós contactamos em Nova Iorque uns três meses atrás, as que a gente foi a São Paulo semana passada e participaram, então assim, o mercado está olhando esse projeto. Agora, o leilão é leilão, aí é tirar as dúvidas, criar competitividade, para que a gente possa ir com o máximo de interessado possível, para que tenha um bom resultado”, disse.

Em agosto, o debate avançou com a realização de uma audiência pública virtual, conduzida pela B3 (Bolsa de Valores Brasileira) entre 30 de agosto e 6 de setembro, que discutiu a concessão das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395. O leilão para concessão está agendado para o dia 12 de dezembro, na B3, em São Paulo.

A delegação publicada hoje autoriza a exploração do trecho da BR-262 que vai da divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo, a partir da ponte sobre o Rio Paraná, até o entroncamento com a BR-163, em Campo Grande, totalizando 328,2 quilômetros. Já o trecho da BR-267, que foi delegado, se estende da divisa com São Paulo, no início da travessia do Rio Paraná, até o entroncamento com a BR-163, em Nova Alvorada do Sul, com 248,1 quilômetros de extensão.

O bloco de rodovias que será leiloado abrange nove municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Água Clara, Três Lagoas, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Anaurilândia. A concessão, com duração de 30 anos, cobrirá 870 km de rodovias estaduais e federais. O prazo estabelecido pelo convênio entrará em vigor apenas após a assinatura do contrato entre o governo de Mato Grosso do Sul e a futura concessionária responsável pelo sistema rodoviário que integra o lote da Rota da Celulose.

A concessão prevê a construção de 116 km de duplicações, 457 km de acostamentos, 251 km de terceiras faixas, 12 km de vias marginais e 82 dispositivos em nível. Além disso, serão disponibilizados 49 veículos operacionais para atendimento aos usuários, incluindo ambulâncias, socorro mecânico, guinchos, combate a incêndios, desobstrução de pistas, apreensão de animais e postos de atendimento ao usuário.

O projeto contempla os seguintes trechos: MS-040 (Campo Grande a Santa Rita do Pardo, 226,3 km), MS-338 (Santa Rita do Pardo ao entroncamento com a MS-395, 60,1 km), MS-395 (Bataguassu ao entroncamento com a MS-338, 7,7 km), BR-262 (Campo Grande a Três Lagoas, 328,2 km) e BR-267 (Bataguassu a Nova Alvorada do Sul, 248,1 km). Também está planejada a construção de 35,7 km de contornos urbanos em Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Bataguassu e Santa Rita do Pardo, entre o 2º e o 7º ano da concessão. O contorno de Três Lagoas será incorporado após a conclusão das obras pelo Dnit, prevista para o 4º ano.

A duplicação da BR-262, no trecho entre Ribas do Rio Pardo e Campo Grande, terá 96,3 km, dos quais 77,5 km com canteiro central e 18,8 km com barreira New Jersey. Um trecho de 3,2 km no perímetro urbano de Campo Grande será readequado, com a inclusão de dois dispositivos em desnível. Já a duplicação da BR-267, em Bataguassu, contará com 13,5 km, sendo 2 km com barreira New Jersey e 11,5 km com canteiro central. A obra abrangerá o distrito de Porto XV de Novembro e o contorno de Bataguassu.

No total, o pacote inclui 114,5 km de duplicações, 457 km de acostamentos, 251 km de terceiras faixas, 12 km de vias marginais e 82 dispositivos, aumentando a segurança das rodovias. Serviços operacionais também serão prestados com 50 veículos, como ambulâncias, guinchos e equipes de controle de tráfego.

A região, com economia diversificada, destaca-se pela produção agropecuária e pela presença de indústrias de celulose, papel, construção, frigoríficos e metalmecânica. O projeto visa reduzir o tempo de deslocamento, diminuir os custos de manutenção de veículos e fomentar novas oportunidades de negócios.

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