ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 28º

Política

Simone anuncia início do pagamento do PAC dos municípios para janeiro

Edital do PAC dos munícipios será aberto no dia 9 para que gestores cadastrem projetos em diversas áreas

Por Jhefferson Gamarra e Gabriela Couto | 03/10/2023 14:58
Encontro reúne autoridades e gestores de Mato Grosso do Sul (Foto: Gabriela Couto)
Encontro reúne autoridades e gestores de Mato Grosso do Sul (Foto: Gabriela Couto)

Durante o 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, que teve início nesta terça-feira (3) no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, a ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet (MDB), adiantou que o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), voltado aos municípios, está previsto para iniciar os pagamentos em janeiro de 2024, trazendo alívio financeiro e a possibilidade de realização de projetos em diversas áreas.

Em coletiva, a ministra Simone Tebet aproveitou para destacar a importância do Projeto de Lei Complementar 136, que está em tramitação no Senado e tem como objetivo recompensar os municípios e estados pelas perdas financeiras sofridas em 2022 devido à desoneração do ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). "Esse PL está em tramitação no Senado, já foi aprovado na Câmara. Estamos vendo a possibilidade de um recurso extra via FPM e FPE também", afirmou a ministra, destacando o compromisso do governo em apoiar os municípios em meio às dificuldades financeiras.

Além disso, a ministra do Orçamento e Planejamento enfatizou o lançamento do PAC Municípios, que disponibiliza mais de R$ 25 bilhões para que os prefeitos possam solicitar recursos em áreas como saúde, educação, cultura, esporte e infraestrutura. Ela ressaltou o esforço do Governo Federal em agilizar o processo de aprovação de projetos para que os recursos possam ser destinados aos municípios a partir de janeiro de 2023.

“O Governo Federal, sabendo da dificuldade dos municípios em apresentarem projetos eficientes que possam imediatamente captar recursos, colocou o Ministério da Gestão e Inovação, juntamente com o Ministério do Planejamento, à disposição para ajudar na elaboração. No mais tardar, a partir de janeiro do ano que vem, deve estar chegando às mãos dos prefeitos para que eles possam executar obras e serviços públicos de qualidade para os seus municípios”, finalizou a ministra.

Presente no evento, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, também destacou a importância das políticas públicas para o estado, afirmando que elas têm um impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos. "Essa iniciativa traz um fortalecimento do municipalismo e a tendência é que isso se torne cada vez mais forte em nosso estado", afirmou.

Valdir Couto de Souza Júnior, presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), reforçou a importância da participação dos prefeitos no edital, que será aberto no dia 9 de outubro.

"Cada prefeito foi eleito com um voto popular, conhece a demanda de sua comunidade, e agora terá a oportunidade de realizar os projetos que são importantes para a população. Abre dia 9 e vai ficar 10 dias com sistema aberto para que a gente possa cadastrar. Então, nós estamos atentos. Eu vejo o presidente da República bem atencioso, dando essa atenção para os municípios nesse momento de dificuldade", destacou o presidente da associação.

 Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias