Prefeitos de MS preparam projetos e aguardam recursos do Novo PAC
Projeto conta com R$ 136 bi para cultura, infraestrutura, esporte, saúde e educação nos municípios brasileiros
Nesta quinta-feira (21), o Ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), anunciou o lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) destinado aos municípios brasileiros, com um orçamento de R$ 136 bilhões voltados para projetos nas áreas de cultura, infraestrutura, esporte, saúde e educação. O edital de abertura está previsto para 27 de setembro, e as prefeituras terão até 30 dias para submeter suas propostas à União.
Segundo o representante do Governo Federal, o objetivo é dar musculatura ao novo programa, promovendo o desenvolvimento em todos os cantos do país. "Os municípios serão selecionados conforme critérios pré-definidos. Com isso, vamos dar capilaridade ao PAC. A partir daí, é colocar a mão na massa", enfatizou o ministro durante evento realizado no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande.
Contentes com o segmento de investimentos criado na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prefeitos de Mato Grosso do Sul estão se mobilizando e preparando projetos que abordam suas principais necessidades e prioridades, dentre elas, infraestrutura, educação, saúde e turismo
"A cidade tem uma aptidão rural, então as maiores demandas são de logística, porque é pelas estradas que saem as riquezas do município. Os projetos para o PAC das cidades são pontes de concreto, pois a cidade tem mais de 150 pontes de madeira que sofrem muito com as chuvas”, disse o prefeito de Pedro Gomes, Willian Luiz Fontoura (PP), enfatizando a inda a necessidade de asfaltamento de vias e melhorias nas rodovias estaduais. Em segundo lugar, mencionou a saúde como uma prioridade, devido ao aumento da longevidade da população.
O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), já tem projetos prontos e está ansioso em acessar os recursos do PAC para tirar os planos do papel.
"Em Dourados, nós temos mais de 500 milhões de reais em projetos de obras que estão aguardando o financiamento. Na hora que os editais forem abertos, nós estaremos prontos para cadastrar esses projetos de intervenção na cidade para que a gente possa captar esses recursos", detalhou.
Com a meta de alavancar o turismo, o prefeito de Rio Verde, Reus Fornari (PP), vê no PAC uma oportunidade de atrair cada vez mais turistas para a região norte.
"Nós estamos na cidade, onde o grande negócio é o turismo, pelas belezas naturais que nós temos lá. Nós temos um projeto de revitalização de toda a parte urbana da cidade e um investimento muito grande em nossos balneários”, enfatizou.
Ângelo Guerreiro (PSDB), prefeito de Três Lagoas, enfatizou a importância dos recursos para a manutenção de serviços essenciais, que muitas prefeituras vêm tendo dificuldade.
"É de grande valia, podemos assim dizer, que alguns municípios da Federação já não estão conseguindo nem pagar folha de pagamento, imagina fazer obras de infraestrutura? Isso é muito importante quando se diz a respeito de investimento na saúde, na educação, principalmente que é onde todos os gestores são mais cobrados", comentou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.