ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Soraya apresenta projeto para desonerar folha e beneficiar setor de serviços

Senadora aguarda a aprovação do requerimento para tramitação conjunta do texto com a reforma tributária

Gabriela Couto | 16/08/2023 13:35
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad recebeu a PEC do Emprego das mãos da autora, a senadora Soraya Thronicke (Podemos) (Foto: Instagram)
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad recebeu a PEC do Emprego das mãos da autora, a senadora Soraya Thronicke (Podemos) (Foto: Instagram)

Nesta quarta-feira (16), a senadora Soraya Thronicke (Podemos) apresentou ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a PEC do Emprego (35/2023) que busca aperfeiçoar a reforma tributária que tramita no Senado.

“Mais uma etapa concluída com sucesso. Entreguei nesta manhã ao ministro Haddad a PEC do Emprego tendo como pontos principais a desoneração da folha de pagamentos e o respeito ao pacto federativo”, justificou.

De acordo com a senadora, a PEC do Emprego corrige distorções causadas aos setores de serviço, comércio e turismo. “A próxima etapa será a aprovação do requerimento para tramitação conjunta que formulei, para que a PEC do Emprego seja discutida em conjunto com a reforma tributária”, acrescentou.

Ao apresentar o texto para os colegas, em plenário, Soraya justificou que pretende aliviar a carga tributária em 12% para o empregador e em 8% para o trabalhador, sem retirar seus direitos.

Senadora detalhou Proposta de Emenda a Constituição e explicou a importância do texto tramitar junto com a reforma tributária (Foto: Instagram)
Senadora detalhou Proposta de Emenda a Constituição e explicou a importância do texto tramitar junto com a reforma tributária (Foto: Instagram)

Segundo a senadora, sua proposta vai beneficiar especialmente o setor terciário, que abrange os serviços como turismo, comércio e profissionais liberais. Esse setor emprega mais de 70% da população economicamente ativa, que a seu ver será prejudicada na reforma tributária.

“Esperamos que realmente ela [PEC] seja acolhida. E já sabemos, até mesmo por conta de todas as entrevistas dadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que há, sim, uma intenção de desonerar a folha de pagamento. Então, isso vai salvar o setor terciário, que ficou absolutamente excluído das benesses da PEC 45, e foi, na verdade, um setor prejudicado, e precisamos resolver essa questão. O setor que mais emprega, que é o setor de serviços, está absolutamente contra a PEC 45. A PEC propõe discutir a desoneração da folha de pagamento a partir das modernas e tecnológicas ferramentas colocadas à disposição numa economia cada dia mais digital”, concluiu.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias