"Voo da Madrugada": com drones, PF faz caça aos distribuidores de santinhos
Distribuição de material de campanha eleitoral estava permitido até às 22 horas do sábado, véspera da eleição
Para combater a entrega de santinhos neste domingo de eleição (15), a PF (Polícia Federal) deflagrou a operação “Voo da Madrugada" Nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí e Corumbá a fiscalização é feita por drones. A distribuição do material eleitoral estava permitida até às 22h de ontem (14).
A distribuição de santinhos é comum durante a campanha eleitoral e durante a madrugada do dia da votação, algumas pessoas aproveitam para distribuírem o material dos candidatos nas regiões próximas aos locais de votação, prática proibida.
Conforme a legislação eleitoral a distribuição do material de campanha é permitida até a véspera da eleição, porém qualquer propaganda eleitoral neste domingo, dia da eleição, é considerada ilegal.
Além de politicamente incorreta e ecologicamente repudiada, a distribuição de santinhos também configura crime ambiental com pena prevista de seis a um ano de prisão e crime de propaganda eleitoral irregular com pena de um a quatro anos de reclusão, além de multa para ambos.
Durante as diligências realizadas durante a madrugada, não foram constatadas ocorrências de crimes eleitorais. A operação é uma das ações da PF para combater as práticas criminosas durante as eleições municipais de 2020 e garantir um período eleitoral seguro para a população.