O tratamento da cinetose na fisioterapia
Você sabia que a cinetose, também conhecida como mal de movimento, é uma condição que se manifesta como náuseas, tonturas e outros sintomas devido à discrepância entre os sinais recebidos pelo cérebro originados do sistema vestibular, visual e proprioceptivo?O tratamento da cinetose por meio da fisioterapia incluem técnicas de manipulação das suturas cranianas, liberação miofacial e manipulação vertebral da cervical, exercícios de reequilíbrio, reabilitação do sistema vestibular, exposição gradual e controlada a situações que provocam os sintomas, orientação postural e treino de consciência corporal, entre outros.
Nossa dica de hoje é: se você sofre com esse tipo de condição é importante que seu tratamento seja personalizado, levando em consideração a gravidade dos sintomas e as atividades específicas que desencadeiam as sensações. Um fisioterapeuta pode criar um plano de tratamento eficaz após uma avaliação detalhada e orientar sobre quais indicações de tratamento associados podem auxiliar no seu desenvolvimento.
Se você sente esse tipo de sintomas, procure um profissional para te ajudar, os sinais e sintomas do corpo é uma forma de expressão que algo precisa ser ajustado para que seu organismo siga em melhores condições e evitar outras alterações.
(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.