Ivete Sangalo dá dicas do que fazer para você curtir Salvador
Dicas sobre o que fazer em um destino turístico são sempre bem-vindas. Mais ainda quando partem de alguém que curte a vida e conhece o lugar como poucos. É o caso da inquieta cantora baiana Ivete Sangalo, sucesso nacional e internacional, mas sem arredar o pé da sua querida Salvador. Sinônimo de alegria, ela é a cara de Salvador, representa tanto a cidade que não dá para falar da capital baiana sem lembrar da sua filha ilustre.
Ivete Sangalo mora em frente à Baía de Todos os Santos e descreve Salvador como um lugar onde “o clima é sempre de uma poesia incansável”. Então, já sabe para onde ir nas férias de fim de ano? Se ainda está em dúvida, veja abaixo as dicas da Veveta para você se sentir em casa na Bahia. Em um papo com o site Vamos/Latam, a cantora dá o mapa dos seus roteiros preferidos em um dos destinos nacionais mais visitados por brasileiros e turistas do resto do mundo.
Para quem visita a cidade pela primeira vez, Ivete sugere começar pelo centro histórico, que oferece um mergulho na história local. Em seguida, um passeio pela orla, que se estende por impressionantes 105 km. Salvador é uma cidade que transpira dinamismo e muita história a cada esquina. Ela também propõe uma visita ao bairro do Bonfim, que fica entre a Cidade Baixa e a Ribeira. Participar de ritos como a lavagem da escadaria e a amarração da fitinha na igreja é algo essencial no destino.
Ivete lembra que o Bonfim é um lugar sagrado para os baianos, onde é possível se conectar com as tradições e renovar as energias. E, claro, nenhum passeio por Salvador estaria completo sem provar o famoso acarajé. “Embora pareça bem turístico, é algo que nós baianos fazemos muito. Amo um bom acarajé, ainda mais com a vista de uma bela praia”, acrescenta a cantora.
Depois de explorar o bairro do Bonfim e degustar o famoso acarajé, a próxima parada é a Feira de São Joaquim, que tem mais de 300 anos. Localizada no bairro de Água de Meninos, um dos mais históricos de Salvador, possui um grande valor cultural e histórico. Além de frutas, verduras, temperos frescos e artesanato, também comercializa itens de decoração, roupas e objetos religiosos de grande valor. É o lugar ideal para conhecer os segredos da cozinha baiana. Além das iguarias tradicionais, “temos também o Soho, restaurante de comida japonesa, e o Lotti, especializado em culinária mediterrânea. O Bar da Mônica, na Gamboa, é parada obrigatória para saborear os melhores pratos da gastronomia baiana”, completa.
Em sua viagem a Salvador, vale reservar um dia inteiro para visitar a Ilha de Itaparica, o “Caribe Baiano”, que ostenta um dos litorais mais belos do Brasil. “As águas quentes e calmas, somadas aos passeios lindos de barco são, sem nenhuma dúvida, memórias que deixam saudade!”, ressaltou Ivete Sangalo. A beleza da costa é acentuada pelos recifes de corais, conhecidos como Recife das Pinaúnas.
Para chegar à ilha, você pode escolher entre o transporte marítimo ou terrestre. O ferry-boat parte do Terminal Hidroviário de São Joaquim, situado no bairro Água de Meninos, e em apenas 45 minutos leva você ao bairro Bom Despacho, no município Vera Cruz, ao sul de Itaparica. Outra alternativa é pegar a BR-324 até o entroncamento da famosa BR-101 e seguir por ela. Durante as quatro horas de viagem, a estrada proporciona agradáveis vistas com as cidades de Santo Amaro, Cachoeira e São Félix.
Ao chegar no destino, não perca a oportunidade de provar o famoso picolé Picoleishion, vendido por Ed Jackson, uma figura local que se tornou nacionalmente conhecida através de programas como o de Jô Soares. “Há também o restaurante Preta, que oferece os sabores imperdíveis da ilha”, recomenda Veveta. Itaparica, assim como as mais distantes Boipeba e Itacaré, são destinos essenciais para quem ama passeios de barco. “A experiência de mergulhar em águas cristalinas que parecem verdadeiros aquários naturais é algo que vai deixar você sem palavras”, reforça a cantora.