Não será por falta de feriados que você deixará de viajar em 2020
O ano que começa amanhã terá 9 feriados nacionais. Em Campo Grande, com o aniversário da cidade, serão 10 feriados
Bem mais generoso do que foi 2019, que teve cinco feriados prolongados, o ano de 2020 terá um cenário farto de feriadões, que são aqueles com emendas de fim de semana (segunda ou sexta-feira) ou pontes (terça ou quinta-feira). Somente os nacionais, fora os municipais e estaduais, no próximo ano serão nove feriados emendados com o final de semana.
Três dos feriados nacionais de 2020 vão cair na segunda-feira, dois na terça-feira, um na quinta-feira e três na sexta-feira, datas perfeitas para viagens rápidas. Em Campo Grande serão 10 feriados, incluindo o aniversário da cidade. Mas, diferente do 26 de agosto de 2019 (segunda-feira), a data será comemorada em uma quarta-feira, ou seja, sem possibilidade de emenda com final de semana.
A lista poderia ser mais extensa, mas os sul-mato-grossenses terão um feriado a menos. É que o dia 11 de outubro, data da celebração da criação do Estado de Mato Grosso do Sul, vai cair em um domingo. Veja a nossa lista completa e comece a se programar:
1º de janeiro – Quarta-feira (Confraternização Mundial):
O ano de 2020 já começa com um feriadão. Isso para quem está liberado do trabalho desde o último sábado.
25 de fevereiro – Terça-feira (Carnaval):
O Carnaval de 2020 será generoso em matéria de feriado prolongado. Serão quatro dias para cair na folia, ficar de papo para o ar ou aproveitar para fazer uma viagem. Na real serão quatro dias e meio, considerando que na Quarta-feira de Cinzas o retorno ao trabalho acontece após o meio dia. Um destino sul-mato-grossense bastante interessante para quem curte o agito e o samba no pé é a cidade de Corumbá, principal referência carnavalesca de Mato Grosso do Sul.
10 de abril – Sexta-feira - (Sexta-Feira Santa e Páscoa):
Há quem conheça apenas por Sexta-Feira Santa, outros por Feriado de Páscoa. A data lembra a crucificação e ressureição de Jesus Cristo, comemorada sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril. Em 2020 cairá no dia 10 de abril.
Vai ser um feriado prolongado de sexta, emendando com sábado e domingo, rendendo três dias de descanso.
21 de abril – Terça-feira (Tiradentes):
O Brasil não é um país que cultua seus ídolos nacionais, como os Estados Unidos, por exemplo, e nos últimos anos o Dia de Tiradentes tem sido apenas um feriado qualquer. O menosprezo pelo herói da Inconfidência Mineira, morto enforcado em 21 de abril de 1792, é ainda maior se a data for num domingo, como aconteceu em 2019, mas em 2020 o Feriado de Tiradentes vai cair em uma terça-feira.
Com certeza há muita chance de uma emenda de quatro dias de descanso e temposuficiente para celebrar o herói nacional e ainda programar uma viagem rápida.
1º de maio – Sexta-feira (Dia do Trabalhador):
Em 2020 o feriado do Dia do Trabalhador virá com uma emenda de três dias de folga. Momento bom para descansar e refletir sobre a situação atual e o futuro da geração de empregos, as novas profissões com a presença da tecnologia, mas se você preferir nem pensar em legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho, só fazer a mala e pegar a estrada.
11 de junho – Quinta-feira (Corpus Christi):
Feriado em uma quinta-feira sempre abre a possibilidade de uma emenda com a sexta-feira, que se torna uma folga prolongada de quatro dias.
É o que pode acontecer com o Feriado de Corpus Christi em 2020. Vale lembrar que o Dia dos Namorados, dia 12 de junho, vai cair na sexta-feira.
26 de agosto – Quarta-feira (Aniversário de Campo Grande):
Em 2020 o feriado pelos 121 de emancipação político-administrativa da Capital sul-mato-grossense não será tão generoso. Quando o feriado cai em quarta-feira dificilmente cabe uma emenda para feriadão.
A cidade de Campo Grande foi fundada em 21 de junho de 1872 pelo mineiro José Antônio Pereira. Com o crescimento consolidado do vilarejo, o fundador solicitou a emancipação, e a decisão saiu em 26 de agosto de 1899.
7 de setembro – Segunda-feira (Independência do Brasil):
Em 2020 o Dia da Independência vai cair em uma segunda-feira, o que significa três dias de folga para você celebrar a declaração da independência do Brasil do Império Português ou aproveitar para fazer uma viagem de bate e volta.
12 de outubro – Segunda-feira (Nossa Senhora Aparecida):
O feriado de celebração da criação do Estado de Mato Grosso do Sul, 11 de outubro, será “sacrificado” em 2020. Vai cair em um domingo. Mas, em compensação, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, 12 de outubro, cairá numa segunda-feira. Já estão garantidos três dias de folga. Momento bom para fazer roteiros de peregrinação em Aparecida do Norte.
2 de novembro – Segunda-feira (Finados):
Menos de um mês depois do Feriado de Nossa Senhora Aparecida, outro feriado de segunda-feira e três dias de folga no calendário do próximo ano. Será o Dia de Finados, última brecha do ano para você realizar uma viagem antes do Natal e do Ano Novo.
É que em 2020 o feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, cairá em um domingo.
25 de dezembro – Sexta-feira (Natal):
Em 2020 o Natal será celebrado em uma sexta-feira, ou seja, mais três dias de folga garantidos no último feriadão do ano. Bom para alongar a confraternização em família ou até mesmo realizar uma viagem no clima natalino, se preferir.