ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 33º

Lugares por Onde Ando

Salta, lugar inesquecível no coração dos Andes argentinos

Por Paulo Nonato de Souza | 27/09/2024 08:45
Salta, lugar inesquecível no coração dos Andes argentinos
Salinas Grandes, em Jujuy, um imenso deserto de sal branco que vai até onde a vista alcança (Foto: Reprodução)

Salta, uma cidade cheia de história, cultura e paisagens espetaculares. Localizada no noroeste da Argentina, seu charme colonial e a sua excepcional localização aos pés da Cordilheira dos Andes atraem milhares de turistas todos os anos, incluindo brasileiros interessados em explorar uma das cidades que mais preservou sua arquitetura colonial em toda a Argentina. Fundada em 1582, tem quase a mesma idade do Brasil.

Uma das atrações mais emblemáticas da região de Salta é o Trem das Nuvens, uma atividade imperdível! Essa viagem de trem leva o visitante através de montanhas e vales, alcançando altitudes impressionantes ao atravessar pontes e túneis. É um jeito de experimentar a sensação única de estar nas alturas rodeado pelos picos da imponente Cordilheira dos Andes.

Se preferir, você pode abrir seu passeio pelo centro histórico. O coração de Salta fica na Plaza 9 de Julio, um atrativo de fácil acesso que nos seus arredores os impressionantes edifícios históricos. Por exemplo, vale visitar a majestosa Catedral de Salta, tesouro arquitetônico cheio de detalhes e adornos, com uma interessante história para contar.

Salta, lugar inesquecível no coração dos Andes argentinos
Vista do alto, a Plaza 9 de Julio, localizada no centro da cidade de Salta, um atratitvo imperdível (Foto: Reprodução)

Mais do que uma viagem ao passado, Salta também conta com detalhes contemporâneos que despertam interesse e curiosidade, como o Museo de Arqueología de Alta Montaña (MAAM) onde estão expostos os famosos Niños de Llullaillaco, as múmias de mais de 500 anos encontradas no topo das montanhas dos Andes. Outro museu importante é o Museo Pajcha, dedicado à cultura andina e à preservação das riquezas ancestrais da região. Os museus têm exposições interativas e de arte contemporânea, onde é possível ficar por dentro das lendárias tradições, do artesanato e da profunda espiritualidade das comunidades indígenas dessa área.

Além de visitar Salta, inclua no seu roteiro uma parada na província de Jujuy, que fica a duas horas de carro (ou cerca 130 km) de distância. As paisagens deslumbrantes locais deixam qualquer um extasiado. Jujuy se destaca pelas suas belezas naturais, que se estendem desde a Quebrada de Humahuaca, Patrimônio Mundial da UNESCO, às Salinas Grandes, um enorme deserto de sal branco que vai até onde a vista alcança.

 Na Quebrada de Humahuaca dá para parar e admirar coloridos morros que formam vales onde estão localizados charmosos povoados pra lá de encantadores. Uma das grandes atrações nas proximidades é o famoso Cerro de los Siete Colores em Purmamarca, um fantástico fenômeno da natureza que cativa os visitantes. Se gostou das dicas, comece desde já a fazer seu planejamento de viagem. A Latam tem opções de voos a partir de Campo Grande para sua experiência única nos Andes argentinos.

Nos siga no Google Notícias