Citroën divulga imagens do conceito Cactus
O modelo inova com híbrido a ar comprimido.
Divulgado nesta quinta-feira (05) pela Citroën imagens oficiais do Cactus, o conceito será mostrado ao público no próximo dia 10 no salão de Frankfurt. Apesar de não parecer, mas a marca classifica o modelo como um hatchback compacto, com uma distância do solo de 21 centímetros e as seguintes dimensões: 4,21 m comprimento, 1,75 m de largura e 1,53 m de altura.
Na parte interna, no lugar do painel de instrumentos, há uma tela de sete polegadas, os botões de controle convencionais foram retirados para dar lugar a uma tela sensível ao toque de oito polegadas. O airbag do passageiro está instalado no teto, e a alavanca de câmbio convencional foi substituído por controles de botão de pressão.
O banco dianteiro é inteiriço e lembra aos modelos de tempos passados, assim como a estampa com a imagem do fundador da marca, André Citroën, e o ano de 1919.
Quanto a mecânica, o Cactus utiliza a tecnologia Hybrid Air da PSA, apresentada ano passado no Salão de Genebra. A principal fonte de energia do sistema é um motor a gasolina de três cilindros. Ele é ligado a um câmbio de comando variável (CVT). No assoalho, fica um tanque de nitrogênio comprimido e na parte traseira, vai um depósito de nitrogênio em baixa pressão.
O sistema armazena a energia cinética acumulada durante as frenagens, e a devolve em acelerações, permitindo assim reduzir notavelmente o consumo nas zonas urbanas.
Tecnologias à parte, o visual do Cactus antecipa o que esperar para o design da próxima família C3, que deve ser lançada até 2015 na Europa.