Confirmado: Jeep Renegade será fabricado pela Fiat em Pernambuco
O Jeep Renegade acaba de ser apresentado oficialmente durante o Salão de Genebra (Suíça), que vai de 6 a 16 de março, o lançamento foi feito pelo CEO mundial da Fiat e da Chrysler, Sergio Marchionne.
O modelo vem para esquentar ainda mais a disputa dos seguimentos dos jipinhos urbanos no Brasil, e será fabricado por aqui em 2015, o veículo será o primeiro veículo produzido pela Fiat em Goiana (Pernambuco) e tem como missão roubar vendas dos rivais EcoSport, Tracker, versões mais caras do Duster e -- a depender do preço -- até modelos maiores, como Hyundai ix35, Kia Sportage e Honda CR-V, porém a montadora ainda não divulgou os valores do modelo.
Segundo o executivo, além do Brasil o Renegade será produzido na fábrica italiana da Fiat em Melfi, além de ser ainda transferida à China. A produção aqui no Brasil será 2015 e na China em 2016. De acordo com Marchionne, o grupo trabalha em diversos projetos de expansão e o sucesso da estratégia depende da capacidade de obter sinergias entre as marcas Fiat e Chrysler e suas estruturas de produção.
Na parte visual, o suvinho Renegade (cujo nome pode mudar no Brasil) tem uma aparência que divide opniões, mas é difícil encaixar o visual de Jeep num veículo tão compacto, a traseira do carro é inovadora e causa estranheza num primeiro momento, ainda mais pela lanterna traseira em formato de X que com o tempo a impressão melhora.
O veículo mede 4,23 metros de comprimento, 1,69 metro de largura e 2,57 metros de entre-eixos, comparando com o Kia Soul tem as mesmas proporções, seu porta-malas tem 350 litros de bagagem, e pode chegar a 870 litros com os bancos traseiros totalmente rebatidos.
Segundo a Chrysler, o modelo global poderá ser equipado com 16 opções de motorização e será o primeiro da categoria com transmissão automática de 9 marchas.
Haverá opções com a tecnologia MultiAir a gasolina, já disponível no Fiat 500, e duas a diesel com o bloco MultiJet II. No Brasil, deverá ser produzido um motor flex.
A montadora promete ainda itens que até então só eram oferecidos em modelos premium. Um dos detalhes é o teto com duas "janelas": assim como no Jeep Wrangler, há duas partes que podem ser removidas e guardadas no porta-malas.
Gasolina
• 1.6 E.TorQ com Stop&Start e câmbio manual de cinco marchas (4×2)
• 1.4 MultiAir2 com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou DDCT (4×2)
• 1.4 MultiAir Turbo com câmbio manual de seis marchas (4×2 e 4×4)
• 1.4 MultiAir2 Turbo com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou automático de nove (4×2 e 4×4)
• 2.4 Tigershark com câmbio automático de nove marchas (4×2 e 4×4)
Diesel
• 1.6 MultiJet II com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas (4×2)
• 2.0 MultiJet II com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou automático de nove (4×4).