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Veículos

Novo Focus chega com o primeiro motor com injeção direta flex do mundo

O modelo chegará as concessionárias em outubro

Márcio Martins | 30/08/2013 09:47
Fotos Divulgação Ford
Fotos Divulgação Ford

A terceira geração Ford Focus foi apresentado ao público nesta quinta-feira (29) na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. O modelo é feito com plataforma global e estará disponível para venda aqui no Brasil até outubro, com o exclusivo motor Duratec 2.0 flex, com injeção direta de combustível na versão topo de linha, que foi adaptado pela engenharia da Ford do Brasil para ser o primeiro com essa tecnologia a aceitar gasolina e etanol no mundo.

A Ford fez algumas mudanças no software, que vai permitir também partida rápida utilizando apenas etanol inclusive nos dias de temperatura mais baixa, dispensando o sistema de partida a frio, sem tanquinho de gasolina nem aquecimento por meio de velas, recurso mais moderno, mas que ainda é raro no mercado brasileiro.

Novo Focus chega com o primeiro motor com injeção direta flex do mundo

Segundo a marca, o novo motor desenvolve até 178 cv com etanol a 6.000 rpm e 22,4 mkgf a 4.500 rpm. O veículo conta ainda com comando duplo variável de admissão e escape com controles independentes. O motor é validado para mais de 240 mil quilômetros.

No quesito consumo, o novo Focus fez 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Abastecido com gasolina, faz 9,6 km/l em trecho urbano e 12,6 km/l em percurso rodoviário, os dados de consumo divulgados pela Ford são baseados no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

Novo Focus chega com o primeiro motor com injeção direta flex do mundo

Não foram divulgados mais detalhes técnicos e nem os preços, mas a versão topo de gama Titanium sairá de fábrica com transmissão automatizada de dupla embreagem e seis velocidades Powershift, seis airbags, controles de tração e estabilidade, faróis bi-xenônio, sistema de navegação Sync, freios com ABS e EBD, sistemas de monitoramento da pressão dos pneus e auxiliar de estacionamento, luzes diurnas de LED, entre outros itens.

A Ford investiu US$ 200 milhões para a produzir o novo Focus na Argentina, incluindo o desenvolvimento do novo motor flex. Além disso, o projeto inclui um investimento de US$ 60 milhões para o desenvolvimento da produção local de peças e aumento da capacidade da fábrica argentina.

Novo Focus chega com o primeiro motor com injeção direta flex do mundo

Focus Hatch

A Ford irá lançar a versão hatchback um pouco depois do sedã, no entanto, a marca diz que o desenho do três-volumes será um apelo para atrair os clientes de hatchbacks que necessitem de um carro com maior espaço para bagagens. De acordo com Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da montadora, “o Focus sedã brigará pelas primeiras posições do segmento, mesmo sabendo da força que Honda Civic e Toyota Corolla têm no mercado”.

O que é injeção direta de combustível?

A injeção direta de combustível permite um uso mais preciso da gasolina ou do álcool e, portanto, mais econômico e com menos emissão de poluentes. Nos motores convencionais, a injeção é feita na válvula de admissão, antes de entrar no cilindro do motor. Na injeção direta, o combustível é colocado diretamente na câmara de combustão, algo semelhante à tecnologia de motores a diesel. Isso controla melhor a combustão, evitando desperdícios.

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