Novo Renault Master é lançado com design atualizado e motor mais potente
Sucesso na Europa, a nova geração começa a ser produzida e comercializada no Brasil.
Lançado no Brasil em 2002, o Renault Master construiu desde então uma trajetória de sucesso no mercado nacional de furgões leves. Em 2012, foram 8.662 unidades emplacadas, um volume 17% superior ao registrado em 2011, em um segmento que registrou retração de 12%. Hoje, dez anos após seu lançamento no país, o veículo da Renault é o segundo colocado no seu segmento na América do Sul e no Brasil.
Agora a narca apresenta os novos produtos da linha de utilitários, furgões de até 3500 kg de peso bruto total, segundo o fabricante, as principais mudanças são: Novo design, menor custo de manutenção, mais conforto, robustez e segurança, chega em quatro versões de carroceira (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré) e em várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto do veiculo, totalizando mais de 70 configurações para atender de pequenos comerciantes a grandes corporações e empresas públicas, inclusive nichos específicos de mercado.
A Renault Master foi premiado em vários países europeus como o melhor veículo utilitário de seu segmento, aqui no Brasil tem como principais concorrentes a Ducato, Jumper e Boxer, que não recebe atualizações a anos e também o Iveco Daily e Mercedes Sprinter.
“O segmento de veículos comerciais está ganhando importância cada vez maior dentro da estratégia de crescimento da Renault no país. O resultado se reflete nos números positivos obtidos pela marca ao longo de 2012, que mostram ganhos de participação e de volume. Crescemos 24,5% com nossos utilitários em relação a 2011 e também ampliamos a estrutura para atendimento aos frotistas e a motoristas profissionais”, avalia Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
NOVO DESIGN
A Renault diz que o desenho do modelo foi inspirado em um gorila, para transmitir a sensação de força e imponência, e na chave inglesa em função da sua versatilidade no uso e facilidade de utilização. A grade frontal é formada por três filetes cromados, e o largo para-choque protege a carroceria sem tirar-lhe a beleza. A peça abriga um front step para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa. Os faróis são alongados, e o conjunto óptico já engloba as luzes indicativas de direção.
Na traseira, a lanterna mantém o formato vertical, mas apresenta nova disposição das luzes. A placa está posicionada do lado esquerdo, em posição ligeiramente elevada está mais visível. As amplas janelas, de formato assimétrico, facilitam a visibilidade para o motorista.
MENOR CUSTO DE MANUTENÇÃO
No motor, a corrente de distribuição foi concebida para durar toda a vida útil do veículo – o modelo anterior usava correia de distribuição (antes, era necessária a substituição a cada 60.000 km ou 4 anos). O mesmo ocorre com o líquido de arrefecimento, que passa a resistir 160.000 km (ou 6 anos), contra os 120.000 km (4 anos) do antigo modelo.
O intervalo de revisões da linha Master foi ampliado de 15.000 km para 20.000 km, e no utilitário da Renault uma novidade inédita: o sistema OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo do veículo, indicando que uma revisão deve ser antecipada.
O modelo vem equipado com novo conjunto mecânico, com motor turbodiesel 2.3 litros de quatro cilindros que estreia na linha 2014 é 15 cavalos mais potente e gera 2,04 kgfm a mais de torque. A máquina desenvolve 130 cavalos (3.500 rpm) e esbanja força, com 31,6 kgfm (1.600 rpm). Assim, mesmo com a lotação máxima, o Novo Master apresenta desempenho satisfatório, com arrancadas rápidas e retomadas seguras. Equivale dizer, mais facilidade nas ultrapassagens.
Este motor é leve, graças principalmente à adoção de cabeçote de alumínio, onde estão dois comandos de válvula (DOHC - um para as válvulas de admissão e outro para as de escape). Além disso, o conjunto tem tuchos hidráulicos e balancins roletados, que diminuem significativamente os atritos internos.
Fábrica brasileira
Produzido na Fábrica de Veículos Utilitários, que integra o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o novo Renault Master será, em breve, comercializado em outros países do Mercosul e da América Latina.
A planta paranaense foi a primeira unidade fabril compartilhada pela Aliança Renault-Nissan a entrar em operação no mundo. Nestes 11 anos de história, a unidade industrial já produziu mais de 200 mil veículos das duas marcas.