Renault confirma produção do elétrico Twizy no Brasil
Detalhes da parceria serão divulgados na segunda, dia 7
A Renault divulgou nesta sexta-feira (04) que irá produzir o modelo elétrico Twizy aqui no Brasil em parceria com a Itaipu Binacional. O esquema de produção será por CKD (sigla em inglês para Complete Knock-Down), sistema que consiste em importação de peças para montagem nacional, não haverá linha de produção ou necessidade de plataforma local.
A marca ainda não divulgou detalhes técnicos e nem especificações do modelo brasileiro, porém na França ele é oferecido em três versões, com duas opções de motores elétricos.
Segundo o fabricante, o carro, de 450 kg, produzido na fábrica de Valladolid, na Espanha, equipado com motor de 13 kW (17 hp) e 57 Nm de torque, alcança 80 km/h, tem autonomia para 100 km em ciclo urbano e suas baterias (6,1 kWh, de íon-lítio), posicionadas sob o assento dianteiro, podem ser recarregadas em três horas e meia em tomadas domésticas. Existe também uma versão do veículo com motor de 4 kW (5 hp) e 33 Nm de torque, que tem velocidade limitada a 45 km/h e dispensa licença para dirigir na França.
O modelo faz parte de novos investimentos da Renault em elétricos. Em parceria com a Nissan, a montadora francesa comemorou em julho deste ano a marca de 100 mil veículos elétricos produzidos em todo mundo. Além do compacto Twizy, a montadora do losango conta com mais três carros com a propulsão verde: Kangoo Z.E, Fluence Z.E, Zoe.