Testamos o novo BMW Serie 3 pelas ruas de Campo Grande
Confirmamos na prática todas as qualidades do sedã alemão.
O BMW Série 3 chegou ao Brasil no final do ano passado, o modelo é líder no segmento de sedãs premium, ganhador de vários prêmios, que em sua sexta geração recebeu novo design, mas manteve a sua identidade além de diversas evoluções como o aumento do espaço interno, novas tecnologias e novo motor, que alia ótimo desempenho e menor consumo.
Os modelos da Série 3 da BMW, já existem desde 1975. Até hoje já foram vendidos 12,5 milhões: um em cada três BMWs comercializados no mundo é Série 3.
Para muitos o sedã alemão é símbolo de status, para outros é um sonho, mas é também sinônimo de alta qualidade, design e tecnologia, e até pouco tempo atrás, de preço alto, mas esse cenário já começa a mudar, com o ingresso da BMW no programa Inovar-Auto do Governo Federal, a boa novidade é que os preços começam a cair.
No mês passado o BMW Group oficializou, a instalação da primeira fábrica da montadora alemã na América Latina, e será sediada em Araquari, no Norte Catarinense, serão investidos cerca de 200 milhões de euros na fase inicial de instalação, o equivalente a R$ 518,78 milhões de reais.
Motor moderno, visual elegante
A nova safra de motores da BMW está focada no downsizing, a onda por motores menores e mais eficientes. O modelo 320i que testamos, vem equipado com um bloco com 4 cilindros turbo de 2.0 litros em alumínio, equipado com um moderno sistema de injeção de combustível, que pulveriza a gasolina na câmara de forma computadorizada (portanto mais preciso e eficiente). Este motor rende 184 cv de potência e tem como destaque o seu torque de 27,5 mkgf, já disponíveis a 1.250 RPM, dando disposição de sobra, que leva o carro da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7.3s, nada mal para um carro 2.0 que pesa cerca de 1400 kg.
Já nas versões superiores, este mesmo motor, rende 245 cv no modelo 328i, ja no 335i vem um 6 cilindros que entrega 306 cv.
Outro destaque é o sistema turbo TwinPower, com dois blowers, um para os cilindros 1 e 4, outro para o 2 e o 3, que é novidade nos motores BMW. A vantagem desse sistema é de transmitir o torque máximo em baixas rotações, eliminando o efeito “lag” que é a tradicional ausência de torque em baixas rotações em motores turbo desse porte.
O câmbio que acompanha o motor nesta geração, é o automático de oito marchas da alemã ZF que equipa também modelos como Chrysler 300C, Land Rover Discovery, Amarok, entre outros. Também disponível troca de marcha manual sequencial, pela alavanca do câmbio.
A transmissão administra muito bem a força do motor e efetua as trocas de forma suave, sem a menor incidência de trancos, dando ainda mais prazer em dirigir o carro, em viagens, a média de 120 km/h o motor gira em torno de 1.200 rpm.
O objetivo da marca com downsizing é a redução de consumo e consequentemente menor emissão e CO2, o modelo que avaliamos fez média de carro popular. Em testes realizados com gasolina Podium ele fez média de 10,8 km/l na cidade e 18,3 km/l na estrada, com a função Eco Pro ativada. (veículos somente o condutor, temp. externa 22°)
O carro vem com o sistema chamado Experiência de Condução, que oferece os modos Comfort, Sport, Sport Plus e Eco Pro. O sistema faz vários ajustes no carro como: nível da resposta do motor, o ajuste do controle de estabilidade (ESP), da direção, tempo de troca de marchas e o amortecimento variável da suspensão.
O programa Eco Pro merece aplausos, que realmente convida o motorista a adotar um comportamento que resulte em menor consumo. Ele otimiza os recursos como ar condicionado, as respostas do acelerador, as trocas de marchas precoces, entre outros.
Só que, em vez de usar árvores ou plantinhas como alguns carros asiáticos para indicar que você está poupando o ambiente, o Eco Pro mostra uma pontuação em forma de quilômetros adicionais, muito mais eficaz e motivadora.
Destaque para BMW EfficientDynamics, com a tecnologia Auto Start-Stop, que desliga o motor em paradas curtas e liga ao tirar o pé do freio, e além do sistema de Regeneração da Energia de Frenagem, que carrega a bateria, aliviando o motor melhorando o consumo.
Interior
Por dentro o sedã é sofisticado, lembra até uma sala de estar como o Série 3 de geração anterior, tem acabamento de ótima qualidade, boa posição de dirigir, que pode ser baixa e esportiva, bem próxima ao assoalho, ou mais alta (normalmente uma preferência das mulheres).
O interior do carro oferece bom espaço tanto para quem vai à frente quanto para os passageiros do banco de trás.
O carro que avaliamos tem uma farta lista de equipamentos, vem com: couro nos bancos e no volante, Sensor de estacionamento traseiro, tecnologia bluetooth + entrada USB, função siga-me, sistema de alarme com controle remoto por ondas de rádio e com tecnologia EWS, computador de bordo com display multifuncional, rodas de liga leve Star Spoke, aro 17".
Já na versão GP que testamos, além destes, vem com mais ajuste elétrico do bancos dianteiros com memo, ar condicionado automático de duas zonas, sistema de navegação GPS com monitor de 8,8".
No monitor central, temos o manual completo do carro com todas as informações sobre o veículo, que pode ser encontrado facilmente, como também toda sua agenda telefônica importada através do bluetooth, assim como fazer e receber ligações sem tirar as mãos do volante.
Outra função muito interessante e útil, é a verificação do estado geral do carro, antes de uma viagem por exemplo, ele checa vários itens como: óleo do motor, pressão dos pneus, regulagem da suspensão entre outros.
No quesito segurança o carro vem equipado com: 8 Airbags (Airbags para motorista e passageiro frontal, Airbags laterais dianteiros, Airbags de cabeça dianteiros e traseiros) mais luzes bi-xenon, controle dinâmico de estabilidade DSC, com ABS integrado e controle de frenagem em curvas.
O porta-malas tem 480 litros e pode ser aberto pelo controle da chave, nas versões superiores permite abrir automaticamente a tampa, quando o motorista se aproxima com a chave no bolso e passa o pé por baixo.
Por falar em porta-malas, ao abri-lo, uma surpresa: o carro não tem estepe! Muita gente não sabe, mas isso ja é possível. Segundo informações do executivo de vendas da Raviera Motors, Risley Smith, o carro possui pneus com tecnologia Run-flat, que permite percorrer até no máximo 150 km, dependendo do peso e condições da pista, mesmo em caso de perda de pressão, graças a um reforço especial nas extremidades laterais, além disso, o motorista é informado pelo indicador de pneus avariados instalado no cockpit, de série, quando se registra uma ligeira perda de pressão dos pneus.
Outro detalhe inusitado, a bateria fica no porta-malas, do lado oposto ao motorista, pois ela tem tamanho bem avantajado para suportar múltiplas partidas do sistema Start/Stop, até nisso a BMW se preocupou, essa mudança, segundo Smith, é para melhor distribuição de peso do carro.
Ao volante
O modelo disponibilizado para nós pela concessionária Raviera Motors, foi o 320i GP branco alpino com interior em couro preto, modelo 2013. O modelo de entrada esta disponível para venda com o valor inicial de: R$ 132.900,00 enquanto que a superior denominada de 320i GP (que testamos) sai por: R$ 142.900,00.
É possível notar que a condução do novo Série 3 é especial já nos primeiros metros ao sair, o carro tem um rodar suave e silencioso, o motor turbo oferece disposição em todas as rotações a qualquer momento.
A clássica combinação de motor dianteiro e tração traseira dá ao modelo uma excelente estabilidade principalmente em curvas, oferecendo segurança ao condutor em todas as situações.
No modo esportivo, a direção fica no peso ideal para que a mistura entre diversão e segurança ocorra perfeitamente, o ponteiro do conta-giros varre rapidamente chegando fácil aos 6 mil giros, capaz de empolgar até o mais pacato motorista. Os controles eletrônicos, completam a missão de deixar o carro sempre na mão.
Mas para quem não quer passar dos limites, tem um controle de velocidade, que pode ser configurado conforme a necessidade do motorista.
Conclusão
Ao fim do nosso teste pudemos avaliar os três níveis de condução, que pode satisfazer todos os gostos, agradando o mais sereno motorista até aqueles que gostam de um pouco mais de emoção. Somando a eficiência do câmbio automático de oito marchas, a perfeita divisão de peso de 50% para cada eixo e os diferentes ajustes de suspensão possíveis, terminamos bem impressionados com o carro, mas não surpresos, pois esse BMW só confirma seu lendário equilíbrio dinâmico e a capacidade de agradar cada vez mais seus felizes proprietários.