Teste: novo BMW X1 2016
O modelo é fabricado no Brasil e conta com motor de até 231 cv e câmbio de 8 marchas
A nova geração do BMW X1 já começou a ser vendido em solo sul-matogrossense, o modelo chegou com visual renovado e também novo conjunto mecânico. Inicialmente importado da Alemanha o modelo começou a ser fabricado no Brasil a partir de desta quinta-feira (10) e já com tecnologia flex.
No design exterior o novo X1 ficou maior e agora com mais jeitão de SUV com aparência mais robusta, a dianteira ficou mais curta graças ao motor longitunial, com isso ganhou mais espaço interno também.
O novo X1 mede 4,43 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,59 de altura, e ganhou porta-malas maior – agora são 505 litros, 85 litros a mais que antes, outra novidade foi a adoção de estepe mesmo com os pneus “Runflat” (que roda mesmo furado).
Ao Volante
Mesmo sem a tração traseira como já é tradicional na marca, o carro é gostoso de guiar, a principal proposta do carro é o conforto e espaço para a familia e isso ele atende bem.
Para quem gosta de esportividade, a opção S no câmbio e o modo Sport juntos, deixa o carro com arrancadas vigorosas, as trocas de marchas são realizadas com giro do motor mais alto deixando o carro bem disposto, os 192 cavalos de potência são sufiencites para o carro, em curvas transmite muita segurança. Na versão xDrive 25i (topo de linha, a tração é tração integral).
Em pavimentos irregulares dá pra sentir batidas secas, para um SUV isso não deveria ser um problema, porém com a versão nacional isso deve melhorar com ajustes na suspensão.
A marca alemã destaca que o espaço interno também foi ampliado, oferecendo agora 74 mm a mais para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. O SUV pode ser equipado com head-up display, que projeta informações para o motorista no vidro do para-brisa e outros sistemas preventivos de segurança, como assistente de mudança de faixa e frenagem automática.
Mecânica
Ágil e disposto em retomadas e saídas de semáforos, o câmbio automático de oito marchas casou bem com o motor.
O modelo está disponível nas versões sDrive20i GP, sDrive20i X-Line e xDrive25i Sport. Todas trazem sob o capô o inédito motor 2.0L TwinPower Turbo, de 4 cilindros em linha, capaz de fornecer, na motorização 20i, potência máxima de 192 cv a 5.000 rpm e 28,7 mkgf e na versão 25i, potência é de 231 cv. Ambas as opções contam com câmbio automático de oito marchas, que segundo a marca acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos, e na XDrive20 faz em 7,7 segundos, segundo a montadora.
Tecnologia
O novo X1 vem equipado com o Driving Experience Control com Eco Pro, a função Auto Start/Stop e a tecnologia de regeneração de energia de frenagem. Também conta com opção de troca de marcas com borboletas atrás do volante, partida por botão, com chave presencial, além disso conta com os itens de segurança: seis airbags, controles de estabilidade e tração e farois com tecnologia full-LED.
No pacote de itens de série, há um sistema de navegação com tela de 6,5 polegadas integrado ao BMW ConnectedDrive, que incorpora serviços de concierge, chamada de emergência inteligente, BMW TeleServices e BMW Remote.
O modelo também conta com sensores de estacionamento e de chuva com acionamento automático dos faróis baixos e rodas de liga leve aro 18, no xDrive25i Sport é 19 que também vem equipado com Som HiFi. Na versão que testamos xDrive20i X-Line conta teto solar panorâmico, bancos elétricos, espelhos rebatíveis e fechamento do porta-malas eletrônico.
Preços do BMW X1 2016
BMW X1 sDrive20i GP 2.0 192 cv – R$ 169.950,00
BMW X1 sDrive20i X-Line 192 cv – R$ 184.950,00
BMW X1 xDrive25i Sport 231 cv – R$ 204.950,00
Confira a galeria de imagens: