Uno 2017 chega em setembro com novo motor 1.0 de três cilindros
A Fiat acaba de divulgar a primeira imagem do novo Uno 2017, o modelo será o primeiro da marca a receber o inédito motor 1.0 de três cilindros. De acordo com a montadora, o lançamento oficial do carro será em setembro.
O Uno 2017 conta com pequenas mudanças no visual, na grade frontal o modelo vai abandonar os três quadradinhos, que deram lugar a uma nova grade com barras horizontais, que forma um conjunto com os faróis, além de para-choque redesenhado e novas rodas de liga-leve. A imagem divulgada é da versão Sporting a topo de linha, que vem com adesivos na parte inferior das portas, retrovisores na cor preta e tonalidade vermelha no suporte dos faróis de neblina e no friso da grade além de faróis com máscara negra.
Mas a principal novidade fica por conta do tão esperado motor de 3 cilindros e 6 válvulas, que deve gerar em torno de 80 cavalos de potência. O Objetivo da marca é oferecer mais torque em baixas rotações entre 1.500 e 2.500 rotações por minuto. O torque máximo obtido em rotações mais elevadas, deve ser de mais de 10 kgfm. Já o 1.3 deve chegar ao mercado com 109 cv e 14 kgfm.
Reduzir o número de cilindros de quatro para três é uma das formas para tornar os carros compactos mais eficientes.
Com avanços como a redução do atrito interno, os motores tricilíndricos consomem menos combustível e emitem menor quantidade de poluentes e gás carbônico. Os lançamentos recentes mostram que não há perda de potência em relação às opções "mil" anteriores, assim como fizeram os seus concorrentes diretos: Ford Ka, Volkswagen Gol e Hyundai HB20.