Vw Tiguan Allspace volta a ser vendido no Brasil
O modelo conta com moto 2.0 TSi de 186 cv e câmbio de 8 velocidades.
Depois de 2 anos sem vender o Tiguan, a Volkswagen voltou a comercializar o SUV de 7 lugares em terras brasileiras, o modelo Allspace é fabricado no México e importado pra cá, entre as novidades uma má notícia para quem é fã do carro, o motor 2.0 Turbo 350TSI de 220cv do Golf GTI agora foi substituído por um mais fraco 2.0 de 186 cv e 30 kgfm de torque. O câmbio que equipa o modelo é de 8 marchas e também perdeu a tração integral 4Motion, ficando apenas com tração dianteira, segundo a montadora a mudança é para atender as normas de poluentes e ruídos no Brasil.
O motor perdeu potência mas o valor aumentou, agora o modelo parte de R$ 278.990 só para comparação com alguns concorrentes, o Jeep Commander tem valor de R$ 251.690 na versão Limited 1.3 turbo, enquanto o Caoa Chery Tiggo 8 é vendido por R$ 189.990, ou R$ 239.990 na versão híbrida plug-in.
Na parte visual o modelo recebeu um facelift, na dianteira recebeu linhas mais esportivas, com as tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os novos faróis IQ.Light Matrix estão interligados pela assinatura noturna em LED que se estende por toda grade exclusiva cromada com emblema da linha “R”.
Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, os detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira, e as novas lanternas em LED com assinatura exclusiva. As inéditas rodas, com detalhe diamantado de 19”, estão calçadas em pneus de medida 235/50.
De série, o carro já conta com itens que são conhecidos de toda a linha Volkswagen: controles de tração e estabilidade (ASR e ESC), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa (Hill Hold), controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial (XDS+).
Mas a grande novidade é o Travel Assist. Trata-se do primeiro sistema semiautônomo (nível 2) a ser instalado no Tiguan Allspace. A função é uma combinação dos sistema de Lane Assist e o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (ACC), sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro. Na rodagem em estrada, por exemplo, o sistema mantém o veículo centralizado na faixa, oferecendo mais conforto para quem está atrás do volante.
O modelo melhou muito no quesito segurança, recebeu muitos itens que antes não tinha, entre eles o sitema de frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres (AEB), alerta de ponto cego (Blind Spot Monitoring) e assistente de trafego cruzado – em manobras, os sensores do carro detectam outros veículos cruzando a traseira e emitem alertas ao condutor.
O Tiguan ainda conta com sistema Park Assist para vagas perpendiculares e paralelas. Basta selecionar a vaga na central multimídia que o sistema atuará auxiliando a manobra do veículo.
No interior os bancos em couro são perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista. E ainda recebem o emblema “R” no encosto. O novo volante capacitivo com botões touch, aquecimento e shift paddles tem alusão à versão R-Line na parte inferior. O acabamento em couro se estende para o painel e também para as quatro portas com porta-objetos revestidos de carpete, completando os materiais premium do habitáculo.
No painel, o Active InfoDisplay de 10,25” totalmente configurável é controlado pela central multimídia Discovery Media com tela de 8”, que oferece conectividade sem fio para smartphone (Apple CarPlay e Android Auto), navegação nativa, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo, como o seletor de modo de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) ou da luz ambiente da cabine com 30 opções de cores.
O ar-condicionado Climatronic Touch é de três zonas com saídas de ar e configuração de temperatura para os ocupantes do banco traseiro. O porta-objetos no console central integra o carregador de celular por indução com os botões de ignição, freio de estacionamento eletrônico, Start&Stop, Auto Hold e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Para quem viaja na terceira fileira de bancos, o acesso é facilitado pelo rebatimento do banco traseiro, além do bom espaço para as pernas. O espaço para o porta-malas ainda é generoso, mesmo com a terceira fileira em uso. A tampa traseira é elétrica com função Easy Open, facilitando a abertura quando as mãos estão ocupadas.