Aplicação da 3ª dose pode ser ampliada após feriado, diz secretário
Geraldo Resende enviou ofício ao Ministério da Saúde, que pode ser respondido na terça-feira
O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, está otimista que o Ministério da Saúde possa antecipar e anunciar após o feriado, a liberação da terceira dose para pessoas acima de 18 anos em todo o Brasil. Um ofício deve ser respondido até terça-feira (16).
“Esperamos que quarta-feira (17), possamos ampliar a terceira dose escalonando por idade. Hoje, estamos na faixa dos 60 anos e iremos descendo para 50, 40 até chegar aos 18 anos”, disse o secretário ao Campo Grande News.
Resende ressaltou a preocupação com a população indígena, que vive surto em diversas comunidades na região sul. “Temos mais de 200 casos de indígenas. Precisamos da terceira dose para os indígenas, assim como para a população geral”, asseverou.
O secretário também espera pela liberação da vacinação em crianças. Na semana passada, a Pfizer pediu à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorização para aplicar a Comirnaty em crianças de 5 a 11 anos.
Atualmente, a Secretaria de Estado de Saúde tem 349,7 mil doses armazenadas, sendo 307 mil do imunizante da Pfizer, 24 mil da CoronaVac (Sinovac/Butantan) e 18,7 mil da Vaxzevria (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz). Além disso, os municípios contam com 157,9 mil doses guardadas, chegando a 507,6 mil vacinas armazenadas.