Campanha de vacinação é intensificada após surto de covid-19 em aldeias
Ação está ocorrendo devido ao retorno às aulas e baixa taxa de imunização dos adolescentes indígenas
Para conter surtos de covid-19 em aldeias indígenas, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) está intensificando a campanha de vacinação destinada aos adolescentes indígenas. São focos da imunização a região de Dourados, Caarapó, Paranhos, Japorã e Tacuru.
Conforme divulgado pela secretaria, profissionais de saúde estão empenhados na imunização em escolas localizadas nas aldeias das cidades citadas. Além da vacinação contra covid-19, testes rápidos também estão sendo aplicados nos alunos.
Seguindo com as ações para conter os surtos, as equipes irão continuar fazendo busca ativa nas aldeias durante o fim de semana e feriado do dia 15 de novembro. Para intensificar a proteção contra o coronavírus, a SES solicitou autorização ao Ministério da Saúde para aplicar dose de reforço em toda a população indígena.
Sobre a situação, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, explicou que os adolescentes costumam participar de aglomerações, provocando o avanço da covid-19. “Atuamos, ainda, para impedir o avanço desses surtos para outros locais do Estado onde temos presença forte das comunidades indígenas”, disse.
Devido à situação complexa, a prefeitura de Tacuru decretou suspensão das aulas presenciais e cancelamento dos eventos. No município há registro de 33 casos ativos de coronavírus.
Dados do Ministério da Saúde indicam que aproximadamente 4,5 mil jovens indígenas em MS receberam apenas uma dose do imunizante, conforme matéria publicada nesta quarta-feira (10).