ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  29    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Bombeiros de MS formam em um curso maior número de mulheres da história

Ao todo, 168 novos soldados, sendo 38 mulheres e 130 homens; o novo uniforme, laranja, também foi entregue

Por Lucas Mamédio e Caroline Maldonado | 27/11/2024 18:51
Novos soldados do Corpo de Bombeiros em formação (Foto: Juliano Almeida)
Novos soldados do Corpo de Bombeiros em formação (Foto: Juliano Almeida)

A solenidade de formatura do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) nesta quarta-feira (27) teve um significado a mais. Pela primeira vez, a corporação celebrou a formatura do maior número de mulheres na história de sua academia. Ao todo, 168 novos soldados, sendo 38 mulheres e 130 homens, completaram o Curso de Formação de Soldados (CFSD) 2024.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) realizou a formatura de 168 novos soldados, sendo 38 mulheres - o maior número da história da corporação. A cerimônia, que contou com a presença de autoridades estaduais, marcou a conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD) 2024, o primeiro a exigir diploma de nível superior. O curso, com 1.899 horas-aula, incluiu novas disciplinas como Primeira Intervenção em Crises e Salvamento Veicular, além da adoção de um novo uniforme laranja com maior visibilidade e segurança para os bombeiros.

A cerimônia, realizada na Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Campo Grande, reuniu mais de 1.200 pessoas, entre autoridades, civis e militares. O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel, da primeira-dama Mônica Riedel e do secretário estadual de Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, além do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Frederico Pouso Reis Salas, que destacou a importância da formação e o compromisso dos novos soldados com a segurança e bem-estar da população sul-mato-grossense.

"Hoje, estamos celebrando não apenas a conclusão de um curso rigoroso, mas também a história que está sendo feita por essas mulheres e homens que escolheram dedicar suas vidas à segurança de Mato Grosso do Sul", destacou Riedel durante a solenidade.

Governador Eduardo Riedel e secretário de Segurança, Antônio Carlos Videira (Foto: Juliano Almeida)
Governador Eduardo Riedel e secretário de Segurança, Antônio Carlos Videira (Foto: Juliano Almeida)
Soldado recebendo o carinho de um familiar na formatura (Foto: Juliano Almeida)
Soldado recebendo o carinho de um familiar na formatura (Foto: Juliano Almeida)

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis Pouso Salas, a solenidade da formação é a comemoração de uma vitória. "Então é importante dizer que esta turma, que começou lá em 15 de janeiro deste ano, completou o senhor governador, mais de 10 meses dentro da academia, mais de 317 dias vivendo, estudando, tirando o serviço e dando sacrifício do vosso suor para, hoje, estarem formados e serem soldados do Corpo de Bombeiros Militares. É uma jornada de mais de 1.890 horas-aulas".

O curso - O CFSD 2024 foi o primeiro a exigir diploma de nível superior para ingresso, refletindo um aumento na qualificação e nas exigências para os novos recrutas. Com início em 15 de janeiro deste ano, o curso teve uma carga horária total de 1.899 horas-aulas, distribuídas entre 330 horas de disciplinas gerais, 1.075 horas de conteúdos específicos, 270 horas de atividades complementares e 224 horas de estágio operacional supervisionado.

 A formação incluiu ainda aulas em locais externos, com atividades práticas de resgate em locais de difícil acesso, resgates aquáticos e busca terrestre, além de treinamentos em situações de emergência.

Uma das inovações deste ano foi a inclusão de três novas disciplinas no currículo do curso: Primeira Intervenção em Crises de Suicídio e Emergências Psiquiátricas, Operações Bombeiro Militar e Salvamento Veicular. Essas mudanças visam aprimorar as habilidades dos soldados para atender às novas demandas da sociedade e reforçar a capacidade de resposta da corporação em situações de alta complexidade.

Novos soldados em formação durante a solenidade de formatura (Foto: Juliano Almeida)
Novos soldados em formação durante a solenidade de formatura (Foto: Juliano Almeida)

Novo uniforme - Os novos soldados também são os primeiros a receber o novo fardamento laranja, adotado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. A mudança, prevista para ser implementada gradualmente até meados de 2025, visa modernizar a imagem da corporação e aumentar a visibilidade dos profissionais durante o desempenho de suas funções.

A nova vestimenta, além de ser mais visível, é composta por várias camadas de material resistente a cortes e perfurações, com barreira térmica e retardante a chamas, garantindo maior segurança nas atividades operacionais. Os soldados receberam, também, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo capacetes, botas e roupas de aproximação, essenciais para o trabalho em resgates e incêndios.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias