Campo Grande e cidades próximas se unem para desenvolver políticas ambientais
Consórcio reúne os municípios de Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Terenos e Jaraguari
A Prefeitura de Campo Grande anunciou durante a noite desta terça-feira (31) que fará parte do Consórcio Central-MS (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região Central de Mato Grosso do Sul). Além da Capital, os municípios de Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Terenos e Jaraguari firmaram acordos para garantir melhorias, sustentabilidade e desenvolvimento.
O Consórcio pretende explorar o que cada município pode oferecer ao Mato Grosso do Sul, revertendo essas competências em serviços e políticas ambientais que sejam favoráveis a todos os consorciados.
Durante a abertura, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), afirmou que o modelo de Consórcio trará uma série de vantagens que podem ser revertidas para o cidadão. "Poderemos resolver problemas relacionados às mais variadas áreas, desde resíduos sólidos, recapeamento, até estradas vicinais. A busca por parcerias, convênios e contratos nas diversas instâncias públicas e privadas, governamentais e não-governamentais, nacionais ou internacionais, também serão estimuladas nesse formato", pontuou.
O grupo irá focar na proteção dos recursos sustentáveis da região, promovendo a recuperação do passivo ambiental, o gerenciamento de planos de manejo de recursos naturais no território e o estabelecimento de parcerias empresariais para o uso de tecnologias agrícolas de menor impacto ambiental.
A solenidade de assinatura do estatuto contou com os prefeitos de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira; de Sidrolândia, Vanda Cristina Camilo; de Terenos, Henrique Wancura Budke; e o de Dois Irmãos do Buriti, Wladimir de Souza Volk.