Com ocupação de leitos de UTI no limite, mais 43 vagas são abertas
Ao todo, Mato Grosso do Sul tem 269 leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus
Diante da ocupação de praticamente 100% nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos hospitais privados e públicos de Campo Grande que recebem pacientes com covid-19, mais 43 leitos intensivos estão sendo instalados.
Cinco foram inaugurados hoje de manhã no Hospital do Pênfigo e mais dez o serão amanhã cedo na Santa Casa. Outras dez UTIs serão implantadas no Hospital Universitário e mais 18 no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), que é referência no atendimento a quem está com o novo coronavírus no Estado.
Na semana passada a lotação máxima de leitos de UTI atingiu os hospitais Unimed, Cassems, Proncor e El Kadri. Todos atendem pacientes com covid-19. Leia mais aqui. Já hoje, na Unimed havia só uma de 20 vagas disponível e duas de 10, no El Kadri. As demais unidades hospitalares privadas não informaram os dados atualizados até o fechamento deste material.
No HRMS, o limite também é real e fechou a tarde de hoje com apenas duas de 87 vagas de UTI sem pacientes internados.
Com as ampliações, hospitais que até então não faziam parte das unidades previstas para receberem pacientes graves da covid-19, passarão a atender essas pessoas. Na Capital, apenas o Regional atendia tais pacientes, que agora também terão espaço na Santa Casa e no HU.
“Com esses novos leitos, é possível desafogar hospitais que hoje são referência no atendimento à covid-19, como o Hospital Regional de MS”, disse o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.
De acordo com o governo do Estado, na semana passada, foram colocados em funcionamento 37 novos leitos para pacientes de covid-19, sendo 20 no Hospital Proncor, 10 na Clínica Campo Grande e 7 no Hospital El Kadri, além de 18 leitos de retaguarda no Hospital do Câncer Alfredo Abrão.
Assim, há hoje, 269 leitos de UTI adulto em todo Estado destinados a pacientes com o novo coronavírus e outros nove de UTI infantil.