ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Contrariando Ministério, MS aplicará 3º dose com intervalo de 4 meses em adultos

Ministro da Saúde liberou hoje a dose de reforço para quem tem mais de 18 anos após 5 meses da segunda dose

Caroline Maldonado | 16/11/2021 12:12
Funcionária da Saúde preparando dose para aplicação. (Foto: Henrique Kawaminami)
Funcionária da Saúde preparando dose para aplicação. (Foto: Henrique Kawaminami)

Logo após anúncio do Ministério da Saúde liberando a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 18 anos, que tomaram a segunda dose há mais de cinco meses, a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) informou que os municípios estão liberados para fazer a aplicação. No entanto, diferente do que foi decidido pelo ministério, o intervalo entre uma dose e outra no Estado será de quatro meses.

A chamada “dose de reforço” foi liberada pelo ministério com base em análises e estudos que comprovaram a eficácia, segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O ministro informou também que vai ampliar as campanhas publicitárias para convencer a população a procurar a vacina nos postos, pois ainda há muitas pessoas que não foram às unidades para tomar a segunda dose.

Segundo Queiroga, a decisão de liberar hoje a terceira dose para adultos veio depois de conclusões de estudos científicos de efetividade, realizados em parceria com Fundação Oswaldo Cruz e Universidade de Oxford.

Além de liberar os municípios para vacinarem hoje mesmo a terceira dose em adultos, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, enfatizou que a aplicação da dose de reforço é importante para a continuidade do combate contra a pandemia de covid-19.

“A dose de reforço tem como objetivo amplificar a resposta imune de quem já completou o esquema vacinal. É de extrema importância que a população compareça para tomar a sua dose de reforço”, disse.

Nos siga no Google Notícias