ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Definidas as 56 escolas para eleição de conselheiros tutelares na Capital

Bairros da saída para São Paulo e região central terão mais locais de votação

Maristela Brunetto | 13/09/2023 21:00
Definidas as 56 escolas para eleição de conselheiros tutelares na Capital
TRE vai disponibilizar 540 urnas eletrônicas para a votação no estado; na Capital, serão 120 equipamentos (Foto: Arquivo/ Marcos Maluf)

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) divulgou, em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande, a relação das 56 escolas que receberão urnas eletrônicas para a escolha de conselheiros tutelares. Trata-se de uma votação voluntária, para a escolha de 40 conselheiros e o dobro de suplentes, a ser realizada em 1º de outubro.

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) disponibilizou 120 urnas eletrônicas para uso na Capital, sendo 19 delas de contingência. Para o Estado todo, o órgão do Judiciário disponibilizará 540 urnas. A votação será das 8h às 17h, para eleitores com inscrição na justiça Eleitoral há pelo menos 90 dias.

Nesta eleição, o número de locais foi ampliado em busca de maior participação dos eleitores. Na escolha de quatro anos atrás somente 3,4% compareceram, somando 20.166 votantes.

Conforme a publicação, os eleitores inscritos na 8ª Zona Eleitoral terão 13 locais para votação, sendo bairros da saída para São Paulo e também os distritos de Três Barras e Anhadui. Para a 35ª Zona, que compreende a região norte e também distritos, serão nove locais. A 36ª Zona, que compreende bairros como Coronel Antonino e também centro, serão sete locais, como o Colégio Dom Bosco. Para a 44ª Zona serão seis locais; a 53ª contará com 12 escolas e a 54ª Zona terá nove locais de votação.

A publicação traz ainda a relação dos candidatos, a publicação final da lista continha 112 selecionados, com o nome completo e o número e nome que constarão na urna.

Os conselheiros eleitos passarão por curso oferecido pelo CMDCA sobre a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e tomarão posse em janeiro para mandato de quatro anos. Campo Grande tem cinco conselhos, com cinco membros cada. Há a expectativa de implantação de outros três.

Em respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a reportagem deixa de publicar o link de acesso à edição do Diário Oficial, entretanto, quem quiser pesquisar o documento, basta entrar no site da Prefeitura da Capital e acessar a edição extra do Diogrande desta quarta-feira, dia 13.


Nos siga no Google Notícias