ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Em reunião com ministro, secretário de Segurança fala de cooperação federativa

Redução de homicídios e saúde mental dos policiais também foram temas debatidos no evento

Jhefferson Gamarra | 17/08/2023 15:15
Secretários de vários estados reunidos com o ministro da Justiça, Flávio Dino (Foto: Divulgação/Sejusp)
Secretários de vários estados reunidos com o ministro da Justiça, Flávio Dino (Foto: Divulgação/Sejusp)

Titulares das Secretarias de Segurança de todos os estados brasileiros marcaram presença na 87ª Reunião Ordinária do Consesp (Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública) que acontece em Brasília. O evento, que se encerra hoje (17), no Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem como foco central a busca por uma maior integração entre os estados e o Governo Federal, visando o fortalecimento das ações de segurança pública em todo o país.

Na manhã desta quinta-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se reuniu com os secretários, ressaltando a importância do estreitamento de laços entre as esferas estaduais e federais para o sucesso das ações de segurança pública. Ele destacou a necessidade de formulação de ideias estratégicas que sejam implementadas de maneira prática no combate ao tráfico de drogas e na desarticulação de organizações criminosas. "Isso exige a cooperação federativa", afirmou o ministro.

Um dos temas centrais abordados durante o encontro foi a redução das mortes violentas intencionais. Flávio Dino ressaltou que nos primeiros seis meses do ano, o Brasil registrou uma queda de 3,4% nesse tipo de crime, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Ele enfatizou que esse progresso é três vezes maior do que o registrado em 2022, quando a diminuição das mortes violentas foi de apenas 1%.

Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira durante discurso no encontro (Foto: Divulgação/Sejusp)
Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira durante discurso no encontro (Foto: Divulgação/Sejusp)

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, participou das discussões, ressaltando que Mato Grosso do Sul contribuiu para a redução das mortes violentas em âmbito nacional, com uma queda de 8,3% nos homicídios.

Videira também reforçou a importância da cooperação e da utilização das atas nacionais de registro de preços para a aquisição de equipamentos e veículos de segurança, o que possibilitou o fortalecimento das forças de segurança do estado. “Nós temos usado bastante essas atas, o que permitiu ampliar o reaparelhamento da segurança pública do estado”, lembrou.

Além das questões operacionais, a reunião também abordou a saúde mental dos policiais e servidores da segurança pública. A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) está implantando programas para cuidar desse aspecto, com investimentos previstos no valor de 100 milhões de reais em nível nacional, além de 100 milhões vindos dos estados. Mato Grosso do Sul já possui iniciativas nesse sentido, como o Centro de Atenção Biopsicossocial da Sejusp, que busca melhorar a qualidade de vida dos profissionais de segurança pública.

“Estamos implantando programas voltados para isso e vamos discutir com os secretários modelos que possam receber investimentos, inicialmente de 100 milhões de reais para o Brasil todo e, que além disso receberá ainda 100 milhões dos estados como um todo, para serem aplicados na saúde mental e valorização profissional”, afirmou o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.

Dentre os demais assuntos discutidos durante o encontro estão a integração entre os estados no combate ao crime organizado, mudanças na legislação, enfrentamento da violência contra a mulher, inteligência, experiências exitosas na área de segurança pública e valorização profissional.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias