ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Estado inicia plano de substituir gotinhas por injetável contra pólio

A partir de sábado, imunizante será substituído em definitivo, seguindo diretriz do Ministério da Saúde

Por Silvia Frias | 27/09/2024 08:06
Vacina oral será substituída e retirada da campanha de imunização (Foto/Arquivo/Henrique Kawaminami)
Vacina oral será substituída e retirada da campanha de imunização (Foto/Arquivo/Henrique Kawaminami)

A partir de sábado (28), a SES (Secretaria Estadual de Saúde) começa a recolher as doses de vacina oral contra a poliomielite, em seguimento ao plano nacional do Ministério da Saúde, de substituir totalmente este tipo de imunizante pela VIP (Vacina Inativada Poliomelite), que é injetável.

Conforme o Ministério da Saúde, a substituição no Brasil foi amplamente discutida em Reunião da CTAI (Câmara Técnica Assessora em Imunizações) e recebeu aval do colegiado.

A coordenadora estadual de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, disse que realizou reunião por videoconferência com os 79 municípios para explicar a logística reversa, de recolhimento da VOPb (Vacina Oral Poliomielite Bivalente), que deve seguir processo rigoroso de segurança biológica. “Por ter o vírus vivo, a VOPb precisa ser descartada de maneira correta para evitar riscos e contaminações no solo. Após todas as doses serem devolvidas à Rede Frio, nós enviaremos ao PNI [Programa Nacional de Imunizações] para o descarte correto”, explicou.

A partir de segunda-feira (30), a imunização contra a pólio em Mato Grosso do Sul passará a ser feita exclusivamente com a VIP, antecipando o calendário nacional do Ministério da Saúde, que definiu o dia 4 de novembro como data de início da aplicação exclusiva da vacina injetável.

Personagem simbólico, Zé Gotinha continuará na ativa (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Personagem simbólico, Zé Gotinha continuará na ativa (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Calendário - Atualmente, o esquema vacinal contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Com a mudança, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será:

2 meses – 1ª dose
4 meses – 2ª dose
6 meses – 3ª dose
15 meses – dose de reforço

Cobertura - A nova estratégia para uso da vacina injetável é mais um passo na erradicação da poliomielite no Brasil. O país está há 34 anos sem a doença.

Em Mato Grosso do Sul, a cobertura vacinal com a vacina injetável alcançou 90,97% do público-alvo e a vacina oral 82,96%. Já em 2024, até o momento, a VIP tem cobertura de 87,75 e a VOP de 88,19%, segundo dados do Portal Demas (Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde).

E o Zé Gotinha? - Criado nos anos 1980, o Zé Gotinha é uma marca da luta contra a poliomielite. Mas o personagem entrou em campo também para alertar sobre a prevenção de outras doenças imunopreveníveis, como o sarampo. Portanto, ele continua trabalhando em prol da imunização.

O Zé Gotinha se tornou um símbolo universal na missão de salvar vidas e um aliado importante no processo de educação e combate às notícias falsas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias