ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo abre credenciamento de hospitais para cirurgias ortopédicas

O cadastramento surge para atender demanda que não teve adesão para atender os procedimentos

Lucia Morel | 07/12/2021 18:18
O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, lançaram na última quinta-feira (2), a nova etapa da Caravana da Saúde. (Foto: Paulo Francis)
O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, lançaram na última quinta-feira (2), a nova etapa da Caravana da Saúde. (Foto: Paulo Francis)

Entre os dias 3 e 7 de janeiro o Governo de Mato Grosso do Sul abre  o credenciamento de hospitais para a realização de procedimentos cirúrgicos em Ortopedia e Traumatologia. Isso a fim de reduzir as demandas reprimidas nos municípios do Estado através do projeto "Opera MS", dentro da Caravana da Saúde.

O credenciamento surge para atender a demanda que não teve adesão ou a adesão foi insuficiente para atender aos procedimentos cirúrgicos ortopédicos e incluem equipes de profissionais médicos (inclusive anestesistas), enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas e fisioterapeutas.

Os hospitais que optarem pelo credenciamento deverão disponibilizar todos os equipamentos, materiais de uso hospitalar, medicamentos e demais insumos que se fizerem necessários, observando as normas técnicas de cada procedimento cirúrgico a ser contratado.

Na lista estão inclusos os seguintes serviços: consulta pré-operatória com o médico que avaliará o paciente e seus exames complementares e demais atos preparatórios à cirurgia; consulta pós-operatória e demais procedimentos como curativo, retirada de pontos, avaliação clínica, agendamento de nova consulta até o encaminhamento para a contrarreferência.

Na relação, o Hospital terá que providenciar materiais e medicamentos necessários às eventuais coletas de peças cirúrgicas durante o ato operatório e realizar o respectivo exame.

Por fim, deverá realizar atendimento de urgência/emergência, se necessário, a todos os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos e comunicar, de imediato, o médico responsável pelo paciente.

Caravana da Saúde - 34 municípios fizeram adesão aos Projetos ‘Opera MS’ e ‘Examina MS’ com a missão de reduzir a fila. O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, lançaram na última quinta-feira (2), a nova etapa da Caravana da Saúde.

Nessa nova fase, o Governo do Estado vai investir R$ 120 milhões nos projetos “Opera MS” e “Examina MS”, com meta de atender 70 mil procedimentos. Diferentemente da primeira edição, os pacientes serão atendidos em unidades hospitalares e clínicas médicas de todo o Estado.

O lançamento aconteceu no estacionamento da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). Os atendimentos começam já neste mês de dezembro e vão até outubro de 2022.

Nos siga no Google Notícias