Governo anuncia usina solar com investimento de R$ 8,5 bilhões em MS
Serão 3,5 hectares de painéis solares com capacidade para geração de 2,5 gigawatts
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a empresa espanhola Solatio Energia anunciaram nesta terça-feira (18) o investimento de R$ 8,5 bilhões para construção da maior fazenda de energia solar do Estado. Serão 3,5 hectares de painéis solares com capacidade para geração de 2,5 gigawatts.
O anúncio foi dito em reunião do governador Eduardo Riedel (PSDB), o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e representantes da Solatio no estande do governo na Expogrande.
O presidente da empresa espanhola, Pedro Vaquer, informou que as placas solares começam a ser instaladas a partir de setembro. O conjunto das usinas geradoras em Cassilândia se conectará à estação de Chapadão do Sul. Já as placas de Paranaíba vão se ligar a Inocência.
"Temos um contrato para início da geração em janeiro de 2025. Essa é uma parceria com o Governo do Estado. Mato Grosso do Sul merece um investimento dessa envergadura", destaca Pedro Vaquer.
Segundo Verruck, as negociações com a empresa começaram em 2016 e fazem parte da meta de tornar o território sul-mato-grossense até 2030. "Esse é um investimento fundamental para a nossa política de incentivo à geração de energia limpa e renovável em Mato Grosso do Sul", destaca Jaime Verruck.
Riedel ressaltou que é uma mudança completa e uma usina gigante para Mato Grosso do Sul. "É uma mudança de paradigma completa. É uma usina gigante, uma das maiores do Brasil, aqui em Mato Grosso do Sul".