Tradicionais, gabinetes da prefeitura e governo ficam na Expogrande até dia 23
Nos espaços itinerantes, governador e prefeita participam de reuniões desde o início do evento
Assim como é tradicional desde as primeiras edições da Expogrande, o Governo de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Campo Grande montaram estandes que funcionam como gabinetes itinerantes durante o evento agropecuário. Desde 13 de abril, dia da abertura, os espaços têm contado com a presença dos chefes do Executivo estadual e municipal.
No estante estadual, o governador Eduardo Riedel (PSDB) tem dez reuniões agendadas, somente nesta terça-feira (18), com representantes de segmentos dos setores empresarial e produtivo do Estado. Até o fim da manhã, ele havia cumprido três delas.
O espaço do governo tem como atrativos informativos sobre a economia sul-mato-grossense, com destaque ao agronegócio e turismo. Além disso, algumas peças de artesanato emprestadas do Bioparque Pantanal podem ser vistas por lá.
Já o estande do Município divide a programação entre reuniões sobre o plano municipal de turismo com a prefeita Adriane Lopes (Patriota), encontros de negócios e palestras gratuitas sobre empreendedorismo.
Quanto às palestras, o gestor de inovação da prefeitura, Luan Argemon, explicou que elas são realizadas diariamente a partir das 17h, no modelo "TED talks", tendo duração de 15 a 20 minutos cada. "Até o fim da feira, vamos trazer 23 empresários para compartilhar experiências com qualquer pessoa interessada em aprender e saber mais sobre o empreendedorismo", descreve.
A primeira palestra desta terça-feira no estande da prefeitura será a do empresário Djan Barros, fundador do Café com Negócios e diretor da construtora Saraiva de Rezende.
Os dois estandes terão atividades até o fim da feira, que será em 23 de abril.
Aproximação - O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, que realiza a Expogrande, destaca que o estande do governo ajuda a aproximá-lo do setor produtivo do Estado.
"Esse gabinete aqui na feira é muito importante, porque possibilita o diálogo de todo o setor produtivo com o governador. Ele vir aqui fazer reuniões é um sinal de que está atento às demandas", disse Bumlai. Também em relação ao estande da prefeitura, ele reconhece que "representa uma aproximação da classe política com o público de modo geral, já que a Expogrande é um evento aberto".
Resultados - Entre os dias 13 e 17 de abril, a feira agropecuária já movimentou R$ 60 milhões em negócios e recebeu 45 mil visitantes. "Já superou nossas expectativas", afirmou ainda Bumlai à reportagem.