ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Governo intensifica ações de combate ao Aedes aegypti em MS

Estado tem tido alta nos casos de doenças transmitidas pelo mosquito

Guilherme Correia | 01/04/2023 20:29
O mosquito Aedes aegypti. (Foto: Paulo Whitaker/Agência Brasil)
O mosquito Aedes aegypti. (Foto: Paulo Whitaker/Agência Brasil)

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou neste sábado (1º) que intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como a dengue e chikungunya. Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou que deve enviar, em abril, 30 mil litros de inseticida para distribuição nos 79 municípios.

Uma delas é a teleconsultoria para auxiliar médicas do SUS (Sistema Único de Saúde), oferecida pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Em publicação no site oficial de notícias do governo, a coordenadora estadual do serviço, Marcia Tomasi, explica que a iniciativa tem como objetivo fornecer orientações para auxiliar na tomada de decisão e condutas dos profissionais em casos suspeitos ou confirmados.

Os médicos da rede de saúde podem tirar dúvidas por teleconsultoria ao vivo ou pelo WhatsApp com os médicos infectologistas Andyane Tetila e Hilton Luis Alves Filho. Para acessar o serviço, é necessário fazer o agendamento prévio junto à SES.

Além disso, a pasta realiza capacitação em 4 de abril para profissionais de saúde de todo o Estado, destinada a melhorar o atendimento aos pacientes com chikungunya. A secretaria também está capacitando técnicos e agentes de endemias de Bela Vista e de municípios do Paraguai quanto ao manejo da chikungunya.

Para reforçar as ações estratégicas de enfrentamento, o COE (Centro de Operações de Emergência) realiza reuniões para auxiliar na definição de diretrizes de vigilância para prevenção, controle, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pela saúde estadual.

Nos siga no Google Notícias