Governo intensifica ações de combate ao Aedes aegypti em MS
Estado tem tido alta nos casos de doenças transmitidas pelo mosquito
O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou neste sábado (1º) que intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como a dengue e chikungunya. Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou que deve enviar, em abril, 30 mil litros de inseticida para distribuição nos 79 municípios.
Uma delas é a teleconsultoria para auxiliar médicas do SUS (Sistema Único de Saúde), oferecida pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Em publicação no site oficial de notícias do governo, a coordenadora estadual do serviço, Marcia Tomasi, explica que a iniciativa tem como objetivo fornecer orientações para auxiliar na tomada de decisão e condutas dos profissionais em casos suspeitos ou confirmados.
Os médicos da rede de saúde podem tirar dúvidas por teleconsultoria ao vivo ou pelo WhatsApp com os médicos infectologistas Andyane Tetila e Hilton Luis Alves Filho. Para acessar o serviço, é necessário fazer o agendamento prévio junto à SES.
Além disso, a pasta realiza capacitação em 4 de abril para profissionais de saúde de todo o Estado, destinada a melhorar o atendimento aos pacientes com chikungunya. A secretaria também está capacitando técnicos e agentes de endemias de Bela Vista e de municípios do Paraguai quanto ao manejo da chikungunya.
Para reforçar as ações estratégicas de enfrentamento, o COE (Centro de Operações de Emergência) realiza reuniões para auxiliar na definição de diretrizes de vigilância para prevenção, controle, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pela saúde estadual.