Inicia na quinta consulta da restituição residual do Imposto de Renda
Em MS, 5.973 contribuintes estão contemplados neste lote, totalizando um crédito de R$ 12.533.149,23
A Receita Federal abrirá nesta quinta-feira (23), a partir das 9h de MS, a consulta do lote residual do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) do mês de novembro deste ano. Ao todo, em Mato Grosso do Sul, 5.973 contribuintes estão contemplados, totalizando um crédito de R$ 12.533.149,23.
O crédito bancário será disponibilizado no dia 30 de novembro. Dentre os beneficiários deste lote, estão o grupo prioritário de idosos acima de 80 anos, contribuintes com idades de 60 a 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e professores que a maior fonte de renda seja o magistério. Aqueles que utilizaram a Declaração Pré-Preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix também estão incluídos.
A restituição será paga através da conta bancária que foi informada na Declaração de Imposto de Renda. Se o crédito não for realizado, os valores irão ficar disponíveis para resgate no Banco do Brasil, durante um ano. O contribuinte consegue reagendar o crédito, através do Portal BB, através do site https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando na Central de Relacionamento BB. Nas capitais, o telefone é o 4004-0001, para as demais cidades o 0800-729-0001 e para deficientes auditivos 0800-729-0088.
Se a restituição não for resgatada dentro do prazo, o beneficiário deverá requerer pelo portal e-CAC. O portal fica disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Consulte - Para realizar a consulta da restituição, basta acessar o site da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal. Dentro da página é preciso clicar em "Meu Imposto de Renda" e, logo após, em "Consultar a Restituição". Na página, há orientações e os canais de prestação do serviço, sendo possível realizar consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se houver alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração.
Também se pode consultar a restituição, através do aplicativo da Receita Federal, disponível para tabletes e celulares. Por meio dele, é possível realizar a consulta de informações sobre a liberação da restituição do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.