Na BR-163, câmeras flagram imprudência que pode ser fatal
De acordo com a PRF, 133 condutores foram autuados desde quinta-feira (6)
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) autuou 133 motoristas por ultrapassagens em local proibido na BR-163 entre quinta e sexta-feira (6 e 7). Nas imagens gravadas pela concessionária CCR MSVia e encaminhadas ao Campo Grande News, é possível observar como o sistema de monitoramento flagra as infrações causadas pelos condutores.
Em um dos vídeos, datado na manhã desta sexta-feira, é possível ver uma caminhonete invadindo a pista contrária para ultrapassar veículo de passeio no km 452. Uma hora depois, o mesmo equipamento flagra quatro carros tentando ultrapassar um caminhão em faixa contínua.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da PRF. Em nota, o órgão pontua que dois comandos foram realizados até o momento, e que 32 veículos já foram notificados graças aos equipamentos de monitoramento, sendo 14 em Nova Alvorada do Sul e 18 em Campo Grande.
Ainda na nota, a PRF afirma que manterá o reforço na fiscalização da Operação Semana Santa, que segue até domingo (9), com cerca de 40 aparelhos de bafômetro à disposição dos policiais no Estado, além dos radares móveis, câmeras de segurança e a distribuição em nove delegacias.
A infração desse tipo de manobra é considerada gravíssima, com multa de R$ 1.467,35, além da perda de sete pontos na carteira. Conforme a PRF, a ultrapassagem indevida é uma das principais causas de acidentes com mortes. Também estão na lista: embriaguez ao volante, excesso de velocidade e falta de dispositivos de segurança (cinto e cadeirinha para criança).
Segundo estimativa da CCR MSVia, 180 mil veículos deverão passar pela BR-163 até domingo.