Pacote de obras recebe injeção de R$ 345 milhões do Fundersul
Estado prepara obras de restauração, implementação e pavimentação de ao menos cinco rodovias
Montante de R$ 345 milhões do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul) será destinado a obras de restauração, implementação e pavimentação de, ao menos, cinco rodovias.
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) contará com esta suplementação orçamentária, saldo de recursos do exercício anterior, ainda neste ano.
Entre os investimentos previstos, estão a pavimentação da MS-162, em Maracaju, Dourados e Itaporã; da MS-345, em Anastácio, Nioaque e Bonito; da MS-156, em Caarapó; da MS-378, em Ponta Porã, Laguna Carapã e Caarapó; e da MS-382, em Guia Lopes da Laguna e Ponta Porã.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) reforça que este recurso só pode ser utilizado em infraestrutura.
“Os governos existem para devolver em obras, programas e projetos o dinheiro dos impostos que todos pagamos. Mato Grosso do Sul já é o Estado brasileiro com mais investimentos públicos estaduais por habitante e esse superávit vai ser usado integralmente em infraestrutura, conforme determinam as regras do fundo, e com isso vamos melhorar o ir e vir das pessoas, integrar regiões e garantir mais segurança para quem trafega nas rodovias”, explica.
O Fundersul aplicou no primeiro semestre R$ 278 milhões em obras de infraestrutura e serviços rodoviários. O repasse aos municípios no mesmo período totalizou R$ 139,6 milhões. Somados, os investimentos chegam R$ 417,7 milhões.
O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, destaca a lei que determina o investimento integral do fundo em infraestrutura.
“Quando falamos de Fundersul, o sinônimo é investimento direto em infraestrutura e o caminho mais seguro para o desenvolvimento do nosso Estado e para a geração de renda e de emprego. Esta é nossa principal fonte para investimento em infraestrutura e temos destinado esses recursos para garantir boas condições de trafegabilidade em nossas estradas, a fim de agilizar o escoamento da produção”, afirmou.
Ao menos 86% dos recursos foram aplicados em rodovias, serviços de projetos, implantação, pavimentação, restauração, conservação e manutenção, além da construção, reforma e manutenção de pontes. Pavimentação, restauração e drenagem em obras urbanas somaram 14%.