ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Para evitar doping acidental, nova lei exige alerta no rótulo de remédios

Avisos deverão ser incluídos pelos laboratórios farmacêuticos responsáveis pela fabricação

Por Gustavo Bonotto | 14/01/2024 15:48
Medicamentos que não exigem receita médica. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Medicamentos que não exigem receita médica. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Foi sancionada na sexta-feira (12) a lei que obriga a inclusão de avisos em medicamentos que contém substâncias cujo uso seja considerado doping. A nova norma é assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e pelo ministro do Esporte, André Fufuca.

De acordo com o texto promulgado da Lei nº 14.806/2024, os avisos deverão ser incluídos pelos laboratórios farmacêuticos nos rótulos, nas bulas e nos materiais destinados à propaganda e publicidade de seus produtos.

Segundo o Ministério da Saúde, a proposta busca reduzir a probabilidade de que atletas utilizem medicamentos que eventualmente contenham substâncias vedadas pelas autoridades antidopagem e que, consequentemente, caiam no doping acidental e fiquem proibidos de participar de competições esportivas.

O que é? - A ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) define o doping como a utilização de substâncias ou métodos proibidos, capazes de promover alterações físicas.

O Comitê Olímpico Brasileiro recomenda especialmente a atletas que antes de tomar qualquer medicamento, suplemento ou mesmo ervas medicinais, verifique se existem substâncias proibidas em sua formulação.

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias