ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  29    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Preso general que incitou militares e invadiu palácio do governo na Bolívia

Corumbá, município que faz divisa com o país boliviano, não houve movimentação

Por Gustavo Bonotto e Gabriela Couto, enviada especial a Corumbá | 26/06/2024 20:54
Soldados se mobilizando nas ruas de Caracas, na Bolívia (Foto: Direto das Ruas)
Soldados se mobilizando nas ruas de Caracas, na Bolívia (Foto: Direto das Ruas)

O general boliviano Juan José Zúñiga foi preso na noite desta quarta-feira (26) após liderar o que o presidente Luis Arce considerou como uma tentativa de golpe de Estado. Na tarde de hoje, grupos de militares, liderados por Zúñiga, tomaram a praça central de La Paz e um veículo blindado invadiu a entrada do palácio presidencial, enquanto Arce denunciava um "golpe" contra o governo e pedia apoio internacional.

No entanto, a reportagem do Campo Grande News apurou que a fronteira da Bolívia com Brasil, em Corumbá, não apresentou movimentação ou bloqueios. Mais cedo, o cônsul Simons W. Durán Blacutt pontuou que a situação era tranquila na região.

O Ministério Público da Bolívia ordenou o início de uma investigação penal contra o Zúñiga e todos os participantes da tentativa de golpe. Em nota divulgada, a Procuradoria-Geral informou que todos os esforços necessários para o esclarecimento dos atos e a imposição da máxima sanção aos responsáveis

“A Procuradoria-Geral do Estado reafirma seu compromisso de defesa da legalidade de dos interesses gerais da sociedade no âmbito da preservação da nossa democracia”.

Tropas - Veículos blindados e soldados se retiraram dos arredores do palácio presidencial depois de Arce nomear novo comando militar e ordenar que as tropas se desmobilizassem, informou a Reuters.

Em meio à tentativa de golpe no país, o presidente Luis Arce empossou nesta quarta-feira (26) os novos membros do Alto Comando Militar. Arce nomeou Jose Wilson Sanchez Velásquez como o novo comandante-geral do Exército, no lugar de Juan José Zuñiga, que mobilizou os militares em La Paz na tarde de hoje.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias