Saúde está atenta à situação da região de Dourados e pede transparência em dados
Estado está fazendo auditoria diária nas unidades hospitalares para que os números reais da taxa de ocupação sejam comunicadas
A preocupação da SES (Secretaria de Estado de Saúde) de Mato Grosso do Sul é com o avanço do novo coronavírus na região de Dourados e os 11 municípios do entorno. O secretário de saúde estadual, Geraldo Resende, chamou ainda atenção para a transparência, por parte das secretaras de saúde das cidades de lá.
Em transmissão ao vivo na manhã de hoje, Resende afirmou que a auditoria em saúde do Estado está atenta e que diariamente está sendo feita verificação para que a taxa de ocupação de leitos seja a mais real possível.
“Eu determinei auditoria todos os dias, em todas as unidades hospitalares de Mato Grosso do Sul para dar o número exato da taxa de ocupação de leitos para que a gente possa dar a transparência que o povo do nosso Estado precisa”, sustentou.
Atualmente, na região de Campo Grande, são 30 pessoas internadas com covid-19, sendo 21 em leitos clínicos e nove em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) públicas ou privadas. Já em Dourados são 35 internados, sendo 18 em leitos clínicos e 17 em UTI. Em Três Lagoas a ocupação é de apenas uma pessoas em leito de UTI e na região de Corumbá, qautro, sendo três em UTI.
Demora – Resende ainda falou, em tom de reclamação, de que houve demora da Secretaria de Saúde de Dourados, em liberar vaga hospitalar para paciente de Naviraí, na tarde de ontem.
“Pedimos a colaboração dos secretários de saúde dos municípios. Tivemos caso de dificuldade de regulação para Dourados, de paciente de Naviraí. Demorou um tempo enorme para encaminhar de Naviraí pra Dourados e o mapa que temos indicava que havia vaga disponível”, afirmou.
A situação ocorre diante de informações de que a rede particular de hospitais em Dourados estaria sem leitos para atendimento de casos de covid-19, o que não foi confirmado pela SES nem pelo município até o momento.
Pelos dados do último boletim do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, seis das 10 cidades com maior incidência de casos é da região de Dourado, sendo elas Douradina, Fátima do Sul, Vicentina, Dourados, Rio Brilhante e Itaporã. As outras quatro com maior incidência são Guia Lopes da Laguna, Chapadão do Sul, Bonito e Jardim.